Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TAM nega transporte secreto de armas para a Venezuela

Em nota oficial, a TAM nega que tenha feito qualquer operação secreta para a Venezuela. Segundo a empresa, um avião seu carregou, sim, uma carga de revólveres Taurus, num processo legal de exportação. O texto não informa quem é o importador. Segue a nota: Nota de EsclarecimentoSão Paulo, 04 de março de 2008 – Sobre […]

Em nota oficial, a TAM nega que tenha feito qualquer operação secreta para a Venezuela. Segundo a empresa, um avião seu carregou, sim, uma carga de revólveres Taurus, num processo legal de exportação. O texto não informa quem é o importador. Segue a nota:

Nota de Esclarecimento

São Paulo, 04 de março de 2008 – Sobre declaração feita hoje no Senado sobre suposto transporte secreto de armamento para a Venezuela, a TAM esclarece:

1. A companhia não realiza “vôos secretos” à Venezuela ou a qualquer outro destino. A TAM mantém vôo regular diário para Caracas, de passageiros e cargas, desde setembro de 2007;

2. A pedido do Ministério da Defesa, a companhia realizou, em caráter de urgência, uma pesquisa em seus registros dos últimos 15 dias, sem encontrar nenhuma exportação de armas, e repassou essa informação às autoridades. Em seguida, iniciou buscas nos dias anteriores, localizando uma exportação de uma carga de revólveres Taurus para um importador venezuelano, totalizando 1.329,4 kg.

3. A exportação, que seguiu todos os trâmites legais, contou com as autorizações oficiais devidas, e o transporte desse tipo de carga pela TAM é autorizado pelo Exército (Certificado de Registro nº 34704, de 11.10.2006, válido até 30.09.2008), que também emitiu a permissão ao exportador (Guia de Tráfego nº 000319/2008, de 15.01.2008).

4. O transporte regular de exportações da Taurus também é feito para países como os EUA e Argentina, sempre cumprindo todos os requisitos previstos em lei.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Anônimo

    Tio rei, vá fundo nessa história que a coisa é feia…
    Que tal escrever ao Kenneth Rijock do World Check? Esse site trabalha com cruzamentos de dados feitos na internet em instituições governamentais e privadas. Se a TAM confirma a primeira parte da denúncia, o resto deve estar confirmado em algum lugar. Ou então esse Rijock é um agente secreto, pô!
    Pra mim, ele conseguiu essa informação cruzando dados da defesa brasileira e talvez de movimentações bancárias entre pessoas e entidades cadastradas como suspeitas em atividades ilegais…

    Curtir

  2. Comentado por:

    Anônimo

    *Ps
    teve um espertinho aí em cima que disse que cada arma pesa 3kg.No site da taurus é possível desmentir essa informação.
    Um 38 especial, por exemplo pesa 400 gramas
    http://www.taurusarmas.com.br/?on=produtos&in=detalhe&produto_id=24
    caso queira uma magnum 617 ela ainda assim pesa menos de 1 kg

    Curtir

  3. Comentado por:

    Luiz Fernando Vaz

    Autor da denúncia TAM x armas está no Brasil5:30 – TÁTICAS DE LAVAGEM DE DINHEIRO – CONHECENDO A PRÁTICA PARA PREVENIR (PALESTRA EM INGLÊS COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA)
    Dr. Kenneth Rijock – Advogado especializado em Direito Bancário, Ex-lavador de dinheiro, atual Consultor de diversos organismos internacionais e Consultor da World Check
    http://www.aberj.com.br/modules/tinycontent/index.php?id=379
    O autor original da notícia mais bombástica do ano está no Rio de Janeiro e ninguém vai ao menos dizer isso na mídia?
    http://www.world-check.com/articles/2008/03/02/yet-another-high-risk-indicator-venezuela-surfaces/

    Curtir

  4. Comentado por:

    Anônimo

    Ah, mas que tem coisa aí, tem…
    Lou

    Curtir

  5. Comentado por:

    Anônimo

    Uma pergunta pra todos, será que a TAM não está sendo “BENEFICIADA” no setor aéreo com esse “SERVIÇO SUJO”? Agora outra, o Lullinha não era aquele da campanha presidencial de 2002 que enchia a boca pra dizer; LULINHA PAZ E AMOR, e agora? Onde está a PAZ e o AMOR nesta história.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Anônimo

    A TAM diz em sua nota que a carga de revólveres Taurus foi para “um importador venezuelano”.São quase 2.000 armas, para um único comprador, na primeira entrega. Serão de 50.000 a 70.000 armas ao todo.É lógico que o comprador é o governo. Ou alguém acredita que o Chávez deixaria algum comerciante importar esse arsenal?

    Curtir

  7. Comentado por:

    Anônimo

    Isto é coisa do beócio do José Dirceu. Não tenho dúvidas. Ou até mesmo da companheira Estela.
    Estou “doidinho” para alguém atacar a Colômbia. Bush já declarou apoio irrestrito. Quem sabe Deus nos concede esta graça, Chavez ataca, num surto psicótico, a Colômbia. Bushinho o apeia do poder no mesmo dia. E de quebra sobra alguma coisa para a quadrilha de Brasília. Tô delirando??

    Curtir

  8. Comentado por:

    Anônimo

    Deve-se perguntar a Taurus e ao Exército também.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Anônimo

    Reinaldo,
    O porteiro de boite gay já comprou da Rússia 24 aviões de caça Soukhoi, 53 helicópteros e 100 mil fuzis Kalaschnikov, no valor de US$ 3,5 bilhões além de 5 mil fuzis Dragunov com infra-vermelho para visão noturna, cano longo e mira telescópica. Armamento de 1ª.Vai fazer o que com uns revolverzinhos Taurus que nem a polícia brasileira quer mais? Se ainda fossem pistolas Taurus PT 357, que competem pau a pau com a Glock 25 e a Imbel GC MD1 (que estão entre as melhores do mundo) vá la´. A não ser que seja para doar ao “Exército Indigente” do “Índio de Araque.”

    Curtir

  10. Comentado por:

    Anônimo

    Olha o Jobim aííí!
    No portal Terra:“Ele (Jobim)informou que, em 2006, o Brasil exportou revólveres para a guarda da Venezuela, mas a operação só foi “realizada agora”, e no ano passado o Brasil exportou balas de borracha e gás lacrimogêneo ao país vizinho”.
    Rsss…Ah… o “importador venezuelano” é o Chávez mesmo.Eta World-Check, …na mosca, bicho!E que Guarda que gosta de revólver, hein?70.000? Vai ser apaixonada assim por taurus!

    Curtir