TAM fez overbooking, afima agência do setor
Por Janaina Lage, na Folha desta quarta: As primeiras informações da auditoria realizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na TAM mostram que houve um erro de gestão da companhia ao operar próximo do limite de sua capacidade.Também foi constatada a prática de overbooking (venda de passagens acima do número de assentos), mas os […]
As primeiras informações da auditoria realizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na TAM mostram que houve um erro de gestão da companhia ao operar próximo do limite de sua capacidade.Também foi constatada a prática de overbooking (venda de passagens acima do número de assentos), mas os números ainda estão sendo levantados, conforme a Folha apurou.A TAM informou que só irá se pronunciar após a apresentação do relatório final da agência, que deverá ser concluído nos próximos dias.Em nota, a empresa afirmou que recebeu ontem em sua sede a equipe da Anac e que os técnicos responsáveis pela auditoria no sistema de reserva da empresa tiveram acesso total a todas as informações.A companhia retomou ontem a venda de passagens -suspensa para vôos domésticos realizados do dia 22 até o dia 25-, após ser responsabilizada por ter provocado um novo caos nos aeroportos do país às vésperas do Natal.Desde o dia 20, repetiram-se as cenas de filas e de passageiros aglomerados nos principais aeroportos do país.A Folha apurou que os primeiros indícios apontam para um “excesso de ousadia” na busca por eficiência. Na prática, a TAM estaria operando no limite de sua capacidade para um sistema sem condições de operar no mesmo ritmo.A empresa não trabalhou com a margem de erro adequada em razão de tudo que se verificou nos últimos meses, como problemas com controladores de vôo, questões climáticas e gestão aeroportuária.
Assinante lê mais aqui