Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Segundo Santana, Lula sabia de todos os detalhes do caixa dois

Ainda segundo o casal, também Dilma tinha ciência de que a Odebrecht fazia pagamentos irregulares à dupla por serviços prestados ao PT

“Apesar de nunca ter participado de discussões finais de preços ou contratos – tarefa de Mônica Moura –, João Santana participou dos encaminhamentos iniciais e decisivos com Antonio Palocci. Nestes encontros ficou claro que Lula sabia de todos os detalhes, de todos os pagamentos por fora recebidos pela Pólis [empresa de Santana], porque Antonio Palocci, então ministro da Fazenda, sempre alegava que as decisões definitivas dependiam da ‘palavra final do chefe'”.

O trecho acima compõe um dos anexos da delação premiada de João Santana, ex-marqueteiro do PT, e de sua mulher, Mônica Moura, a que a Folha teve acesso. O casal sustenta ainda que também Dilma Rousseff sabia dos pagamentos feitos pela Odebrecht por intermédio do caixa dois.

A ex-presidente afirmou que Santana e Mônica “prestaram falso testemunho e faltaram com a verdade em seus depoimentos, provavelmente pressionados pelas ameaças dos investigadores”. Ouvido pela reportagem do jornal, Cristiano Zanin, advogado de Lula, destacou: “Como [as declarações] foram prestadas em uma delação, elas nada provam. Delações são negociações que o Ministério Público Federal faz com pessoas que confessam a prática de crimes e desejam sair da prisão ou obter outros benefícios”.

Pequena confusão
Dá-se de barato por aí que delações só são homologadas se o colaborador apresentar “provas”. Logo, todas seriam verdadeiras. Não é assim. A prova propriamente terá de ser apresentada em outra fase do processo. Num acordo de delação, basta que a narrativa oferecida seja compatível com a leitura que faz o Ministério Público da arquitetura criminosa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Antonio Renovável

    Se não soubesse não teria sido sindicalista, a raça mais atenta às coisas que existem na face da terra, nada passa desapercebido.

    Curtir

  2. Alexsandro Vieira

    De qualquer forma, por outro lado, seriam tão loucos assim ? a riqueza de detalhes e muito grandes, li os anexos1,2 e 3 , estou 4 agora, o 2 é estarrecedor….

    Curtir

  3. Antonio Marc All

    O João Santana e sua mulher receberam esse dinheiro porque quem contratou os pagou, quem contratou? Eu corto o pescoço mas não digo que foi dilma e lula, atenção polícia, onde tiver um petista pode prender que é ladrão!

    Curtir

  4. Antonio Marc All

    O lula disse que quem autorizou pagar os marketeiros foi a dona Marisa, a dilma disse que isso é GOPI!…

    Curtir

  5. Inides Bonelar da Fonseca

    Ele só não sabia que nós sabíamos. Ele pensou que enganaria a todos. Uma boa parte sim, mas com quem se informa ele quebrou a cara. No depoimento ele já pisou na bola em alguns momentos. Foi visível o tropeçar das palavras que perigavam sair. Acredito que muito próximo seu quadro mudará e o cerco terá poucas ou nenhuma saída. É o que esperamos.

    Curtir

  6. Por que lulla ainda não está preso?

    Curtir

  7. walter tadeu de lima

    ATÉ O MEU FILHO DE 2 ANOS SABE DISSO E VIVE ME PERGUNTANDO
    PORQUE O LULA AINDA NÃO FOI PRÁ CADEIA !!!!!!!!!!

    Curtir

  8. ricardo kenji

    “O seu grande amigo está muito doente. Os médicos consideram que o risco é máximo, 10. O pior é que a esposa, que sempre tratou dele, agora está com câncer e com o mesmo risco. Os médicos acompanham os dois, dia e noite”. (Iolanda Rousseff para João Santana, QAP QSL)
    1) Nossa, que mensagem assustadora! Assusta porque qual é a probabilidade de um homem com doença terminal ter a esposa com câncer e passando pelo mesmo sofrimento? E o casal também está sem emprego e com dívidas, por causa da dona Iolanda Rousseff?
    2) Isso não é mensagem cifrada: é simplesmente a forma incompreensível como a dona Iolanda Rousseff se comunica, ou seja, tudo o que ela fala é esquisito e precisa ser decifrado.
    Mensagem cifrada ($$$) são os grunhidos do Amigo Mandacaru Barbudo.

    Curtir

  9. Carlos Gomes

    Ninguem sabia que Lula e Dilma eram as cabeças da quadrilha? A mídia nunca se perguntou por que bilhões foram surrupiados de vários lugares ao mesmo tempo sem o conhecimento dos governos?

    Curtir