Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

RECORDES DESTE BLOG. OBRIGADO, LEITORES!

Anunciei ontem que daria uma boa notícia hoje e que ela tem a ver com vocês. Muitos leitores entenderam que eu teria números de pesquisas indicando o melhor futuro para o Brasil. Não é isso, não. Até porque, como disse ontem, ainda que eles digam algo diferente, acho que a disputa está empatada — o […]

Anunciei ontem que daria uma boa notícia hoje e que ela tem a ver com vocês. Muitos leitores entenderam que eu teria números de pesquisas indicando o melhor futuro para o Brasil. Não é isso, não. Até porque, como disse ontem, ainda que eles digam algo diferente, acho que a disputa está empatada — o que explica o furor dos fascistas. É claro que é um chute. Mas Corisco chutou que haveria segundo turno e acertou. Ibope, Vox Populi e Sensus erraram. O Datafolha não foi corajoso o bastante para sair da margem de erro… Atenção, hein! Isso não quer dizer que eu trate meu chute como ciência. Só quer dizer que ele pode ser tão científico quanto a pesquisa deles; o fato de eles terem um método não quer dizer que seja um bom método, entenderam? Mas já me desviei.

Bem, vamos à boa notícia: no mês passado, este blog bateu um recorde de páginas visitadas: 3.179.222. Em outubro, dados os números de agora, podemos atingir a marca de 5 milhões!!! E isso é medição pra valer, feita com ferramenta submetida a verificação, sem parolagem, sem picaretagem, sem conversa mole. Só ontem, foram publicados mais de 4 mil comentários.

Estou orgulhoso, sim! Acho que isso é um reconhecimento dos leitores ao meu trabalho. E sustento que vocês podem e devem dividir comigo essa satisfação porque, em boa parte, esta página é feita por vocês. Chegamos aqui sem apelos populistas, sem tentar fazer o complicado parecer simples, sem aquela conversa mole de subir no muro para praticar “outro-ladismo”.

Aqui, gripe, paralisia infantil e borborigmo estertoroso não têm outro lado. Este blog tem um lado só: democracia, estado de direito, economia de mercado, liberdade de expressão e opinião, liberdade religiosa… E tudo o que atenta contra esses valores leva pancada, sem “direito” de chiar. Sabem por quê? Porque, se essa gente chiasse, estaríamos diante de um atentado àquilo que garante a nossa existência. Exemplifico — já que faço questão da clareza absoluta: João Pedro Stedile dará, algum dia, alguma entrevista a este blog? Só quando renunciar às agressões à Constituição e responder por elas. Enquanto não fizer isso, aqui ele será tratado como o “outro lado” das leis democráticas.

Não submeto a democracia, as liberdades individuais e a vida humana a plebiscitos ou referendos. Isso é coisa de autoritários, ainda que se queiram porta-vozes das luzes. Se é assim, são preferíveis, então, as terríveis iluminações do Apocalipse de São João Apóstolo: serei quente ou serei frio, mas jamais morno, ou serei expelido.

Sim, sou um fundamentalista! Os meus fundamentos são esses que vão acima. Se a democracia está em questão, não sou morno, ou a história me vomita. Se a liberdade de expressão está em questão, não sou morno, ou a história me vomita. Se a liberdade religiosa está em questão, não sou morno, ou a história me vomita. Nesse caso, e aqui vai uma provocação aos iluministas de si mesmos, São João Apóstolo pode ser mais sábio do que Voltaire.

É assim que chegaremos aos 5 milhões. E sem criar facilidades. Afinal, este blog existe na contramão de todas as “consultorias” da área, certo? Não dizem que é para fazer textos curtos? Eu os faço longuíssimos. Não dizem que é para ser bem simples porque leitor de Internet não tem tempo? Eu complico o quanto acho necessário porque não escrevo para “leitores de Internet”; escrevo para leitores! Até nos jornais, hoje em dia, as orações subordinadas são uma raridade porque se acredita que o leitor não é inteligente o bastante para acompanhar períodos compostos mais complexos. Pois, aqui, as subordinadas vivem em permanente festa e celebração.

Obrigado a vocês! Estamos juntos!

Post publicado originalmente às 16h47 desta quarta-feira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Great blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own blog soon but I’m a little lost
    on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m totally overwhelmed ..

    Any suggestions? Many thanks!

    Curtir

  2. It’s an remarkable piece of writing for all the online viewers;
    they will obtan advantage from it I am sure.

    Curtir

  3. Thhe other day, while I was at work, my
    cousin stole my iPaad and testged to see if it can survive
    a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83 views.
    I know thus is totally ooff topic but I had to share it with someone!

    Curtir

  4. Thanks on your marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you may be a great author.
    I will be sure to bookmark your blog and will eventually come back
    sometime soon. I want to encourage you to ultimately continue your great job,
    have a nice morning!

    Curtir

  5. QNT Metapure Zero Carb 2000 gr – İzole Whey Protein
    QNT Metapure İzole Whey Protein Tozu her serviste 26 gr (%85) Protein ve 5,8
    gr Bcaa ve 6,4 gr Arjinin içeren kalitesini kanıtlamış bir üründür.

    Curtir