Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Profetas de meia-tigela!

Não há nada de científico, obviamente, nesta percepção já enunciada aqui em outros termos, mas, houvesse uma relação harmônica entre natureza e cultura — ou história — país meio atrasadão seria sempre quente para compensar as dificuldades técnicas, né? É claro que, depois da pesquisa do economista pobrista Marcelo Nery, eu já me sinto bem […]

Por Reinaldo Azevedo - Atualizado em 20 fev 2017, 13h56 - Publicado em 28 jun 2011, 18h57

Não há nada de científico, obviamente, nesta percepção já enunciada aqui em outros termos, mas, houvesse uma relação harmônica entre natureza e cultura — ou história — país meio atrasadão seria sempre quente para compensar as dificuldades técnicas, né? É claro que, depois da pesquisa do economista pobrista Marcelo Nery, eu já me sinto bem melhor do que um dinamarquês… no futuro! Não fosse a ditadura da geografia, e suas implicações, que sentido faz haver neve no Afeganistão?

Eu fico furioso com os crentes da Igreja do Aquecimento Global dos Santos dos Últimos Dias. Desde que eles começaram mais insistentemente a anunciar o fim do mundo — estou aguardando uma reportagem de Sonia Bridi demonstrando que essa borra desse frio só prova que eles estão certos! —, sempre faz mais frio do que antes onde quer que eu esteja. Vai ver não dou sorte: o aquecimento global vai para um lado, e eu vou para o outro, onde está o esfriamento regional.

Já cheguei a tratar a sério desse assunto aqui, com os cientistas não-catastrofistas etc e tal. Agora, só mesmo na base da pilhéria.  Leiam, queridos, o que informa o G1 sobre São Paulo. Volto depois:

São Paulo tem a madrugada mais fria desde 2003

Publicidade

A capital paulista teve a temperatura mais baixa em oito anos na madrugada desta terça-feira (28), com 6,1°C registrados na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura foi a mais baixa desde 2003, quando foi verificado 5,9°C em agosto. De acordo com o instituto, a massa de ar polar que está em São Paulo é seca e atua mais em regiões de baixadas da capital. Municípios do interior de São Paulo registraram na madrugada desta terça-feira (28) temperaturas abaixo de zero. Em Campos do Jordão, a 181 km da capital paulista, os termômetros chegaram a -3,8°C segundo o Inmet, a menor temperatura desde 1998, quando foi verificado -4,1°C.

E não foi apenas na cidade turística que o frio ficou abaixo do zero grau. Em Rancharia, município situado a 508 km de São Paulo, foi registrado -2ºC. Os termômetros ficaram em zero grau nas cidades de Valparaiso, na região de Araçatuba, e em São Miguel Arcanjo, próximo de Itapetininga.

Estado de atenção
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Defesa Civil municipal, colocou a cidade de São Paulo em estado de atenção às 18h desta segunda-feira (27). Segundo a Defesa Civil, a medida foi tomada após a temperatura na capital paulista atingir 12º C. Pela primeira vez neste ano o estado de atenção devido ao frio foi decretado. Segundo a Defesa Civil, a cidade entra em estado de alerta quando a temperatura fica mais baixa do que 10ºC. Por volta da meia-noite, os termômetros da Avenida Paulista marcavam 8ºC. Quando faz 10ºC ou menos na cidade, assistentes sociais e funcionários da Defesa Civil circulam por bairros onde os moradores de rua costumam passar a noite e oferecem abrigo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, que mede a temperatura em várias regiões da capital paulista, registrou muito mais frio. Em Parelheiros, os termômetros chegaram a 2,6ºC. No Tremembé, a temperatura foi de 2,4ºC.

Voltei
“E o ar-condicionado, Reinaldão?” É… Tio Rei fuma e toma café, o que o ministro Ricardo Lewandowski, segundo entendi, considera tão grave quanto cheirar pó ou injetar heroína na veia. Vejam que coisa: no que concerne à temperatura, nem tanto, né? Dá para usar droga da pesada com as janelas fechadas, embora, ultimamente, a turma queira exercer seus vícios com proteção da polícia… É mesmo um mundo em desalinho.

Cadê meu país tropical, caramba? Por que esses borras desses profetas apocalípticos estão sempre errados?

Publicidade