Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Por que tantos partidos se todos podem estar num só?

No post lá do alto, falei sobre os comentários petralhas que chegam. Em regra, são agressivos, sórdidos mesmo. Mas também há os engraçados,  a exemplo daqueles que dizem coisas como “vocês vão ter de engolir o PT” e tal. Fica parecendo, e isso realmente é o curioso, que o PT é alguma força de resistência, […]

No post lá do alto, falei sobre os comentários petralhas que chegam. Em regra, são agressivos, sórdidos mesmo. Mas também há os engraçados,  a exemplo daqueles que dizem coisas como “vocês vão ter de engolir o PT” e tal. Fica parecendo, e isso realmente é o curioso, que o PT é alguma força de resistência, minoritária, que pode ganhar a eleição depois de muitos anos de luta. O “vocês”, na cabeça deles, são “os tucanos”. Eu gostaria muito de saber quem essa gente imagina que está por trás do “terrível “PSDB. Como serão essas pessoas? Na linguagem condoreira dos petistas, fica parecendo que seus adversários reúnem os plutocratas do país, em confronto com, sei lá, os “excluídos” e humildes de Dilma.

Ontem, no horário eleitoral do PT, dois empresários deram seu testemunho. Um deles é empreiteiro mineiro Rubens Menin, dono da MRV Engenharia, que ajudou a desenhar, a toque de caixa, o programa Minha Casa, Minha Vida. Atenção: sua empresa é a que mais conseguiu contratos até agora. Ele é o “maior operador do sistema”.  Não faz tempo, anunciou a disposição de fazer 70 mil casas por ano, o que tornaria, disse, a sua empresa a maior do mundo no ramo. Até agora, a coisa não deu muito certo porque só se entregaram 150 mil casas do milhão prometido. É um dos “excluídos” do dilmismo, hehe. Elogiou fartamente a companheira. Tenho certeza de que os petralhas seriam capazes de jurar que ele é tucano — talvez em Minas…

Outro que dilmistas enlouquecidos da rede não imaginam ser também um companheiro é Ariovaldo Rocha, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval. Está felicíssimo com Dilma, já que lidera um setor bastante beneficiado pelo governo Lula.  O presidente licenciado da Fiesp está com a petista, e o da CNI, também. A Febraban, não sei, mas suponho.

Quem serão os terríveis tucanos, que tentam tirar, com essa desfaçatez, o poder das mãos do povo? Aí dirá um cínico: “Ué, ninguém! Os tucanos vão acabar junto com DEM. Serão extirpados”.  Entendo! Mas não exatamente porque representavam a plutocracia, certo?

Só para arrematar: é claro que ao lado de Menin, Rocha e outros potentados do empresariado, poderia estar João Pedro Stedile, por exemplo. Porque ele também é beneficiado com subsídios, como os outros. Aqueles querem lucro; Stedile quer chefiar a sua turma. O PT é mesmo inclusivo. A única coisa que ele não aceita é oposição — e o “excesso de liberdade”. O resto vale.

Para não perder a viagem: é normal e decoroso ter no horário eleitoral o maior operador de um programa bilionário do governo e o presidente do sindicato de um setor amplamente beneficiado com subsídios e financiamento barato? Não é! Especialmente se a candidata em questão os beneficiou — ainda que dentro da lei — quando ministra. Sei que estavam ali pensando só no Brasil e na geração de empregos, claro! O objetivo era mostrar que Dilma é competente e tem também o apoio dos grandes. OK. Stedile, Menin, Rocha… Todos estão com Dilma. E quem não está? Aqueles que têm de ser “extirpados”.

A petralhada gosta de imaginar que existe a “conspiração dos outros” — os tucanos, vocês sabem — e que ela reúne, sei lá, os que “sempre mandaram no Brasil”, como diz Lula. Ora, viajando na sua linguagem, eu diria que o PT reúne, sem dúvida, mandantes e mandados, cavalcantes e cavalgados. E se pergunta: “Por que haver outro partido se nós podemos ter todos num só?”

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s