Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Por que o PT quer tanto o voto em lista?

Por que o PT quer o voto em lista? Porque, para ele, é mel na sopa. Como é o partido mais estruturado do país, tanto melhor! Alguém dirá: “Bem, Reinado, que culpa tem a legenda de ser a mais organizada?” Não é questão de culpa, mas de método. O partido aparelha hoje os sindicatos, a […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 12h39 - Publicado em 3 mar 2011, 16h52

Por que o PT quer o voto em lista? Porque, para ele, é mel na sopa. Como é o partido mais estruturado do país, tanto melhor! Alguém dirá: “Bem, Reinado, que culpa tem a legenda de ser a mais organizada?”

Não é questão de culpa, mas de método. O partido aparelha hoje os sindicatos, a base real do seu poder. Esse aparelhamento garante o controle dos fundos de pensão, que  hoje  detêm um patrimônio fabuloso — mais de R$ 500 bilhões. Somadas, as duas estruturas lhe garantem uma rede formidável de apoios que não nasce da inserção social do partido, mas da distorção criminosa da militância sindical. Chamo de criminosa porque sindicatos têm de ser independentes de agremiações partidárias, conforme quer a lei. Se a lei é agredida, então é crime.

Isso ainda não diz tudo. O partido também aparelha ONGs e os chamados “movimentos sociais”. Se essas estruturas todas estiverem a serviço do “voto na legenda”, sem que o eleitor saiba exatamente em quem está votando, o Parlamento brasileiro passa a ser uma burocracia sem rosto e sem líderes, mera repartição de um monstrengo chamado “PT”.

Se os partidos aprovarem o voto em lista, estarão marcando um compromisso com o seu próprio aniquilamento — exceção feita ao PT, é claro!

Continua após a publicidade
Publicidade