Clique e assine a partir de 9,90/mês
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Petistas rejeitam oferta de Kassab a Lula e atacam prefeito

Por Bernardo Mello Franco e Catia Seabra, na Folha: Petistas reagiram ontem com irritação à proposta de aliança feita ao ex-presidente Lula pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD).Ele sugeriu a Lula escolher um político de seu partido para vice na chapa de Fernando Haddad (PT) à prefeitura. A oferta gerou uma onda de […]

Por Reinaldo Azevedo - Atualizado em 31 jul 2020, 09h47 - Publicado em 10 jan 2012, 05h53

Por Bernardo Mello Franco e Catia Seabra, na Folha:
Petistas reagiram ontem com irritação à proposta de aliança feita ao ex-presidente Lula pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD).Ele sugeriu a Lula escolher um político de seu partido para vice na chapa de Fernando Haddad (PT) à prefeitura. A oferta gerou uma onda de protestos na bancada petista na Câmara Municipal. “Não há possibilidade de negociar com Kassab. Nossos projetos são antagônicos. Seria uma traição à base eleitoral do PT”, disse o vereador petista Chico Macena. “Isso é desespero para pegar carona na popularidade de Lula.”

O líder do PT na Câmara, Italo Cardoso, disse que seria “muito difícil” justificar uma aliança com o prefeito depois de seis anos de embates. “Temos que fazer uma campanha de oposição. Não podemos fingir que concordamos com tudo o que Kassab fez nos últimos anos.” O ex-ministro José Dirceu também criticou o flerte em seu blog: “É um retrato do isolamento e da confusão em que vive a oposição tucana e seus atuais e ex-aliados.”

O tom dos ataques ao prefeito preocupou o presidente estadual do PT, Edinho Silva, que negocia alianças com o PSD em outros municípios paulistas. Ele tentou esfriar a polêmica para preservar os acordos fora da capital. “Não podemos cometer o erro de abrir uma crise por uma proposta que não foi formalizada. Nossas conversas com o PSD nunca envolveram a capital”, disse o dirigente.
(…)

Publicidade