Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

PESQUISA ENCOMENDADA PELO PT REVELA QUE OS BRASILEIROS ACHAM QUE POLÍTICA ECONÔMICA E AÇÕES SOCIAIS SÃO CONTINUIDADE DO GOVERNO ANTERIOR. E LULA FICOU BRAVO!

Quem acompanha de perto as reações de Lula percebeu que ele estava um tanto, como dizer?, irritado ontem na entrevista ao SBT. Falava de modo acelerado, meio tenso. O Planalto mandou fazer uma pesquisa e constatou que a maioria dos brasileiros, ao contrário da pregação oficial, acredita que a política econômica do governo e os […]

Por Reinaldo Azevedo - Atualizado em 21 fev 2017, 18h18 - Publicado em 13 maio 2010, 15h05

Quem acompanha de perto as reações de Lula percebeu que ele estava um tanto, como dizer?, irritado ontem na entrevista ao SBT. Falava de modo acelerado, meio tenso. O Planalto mandou fazer uma pesquisa e constatou que a maioria dos brasileiros, ao contrário da pregação oficial, acredita que a política econômica do governo e os programas sociais são CONTINUIDADE DO GOVERNO FHC. Vale dizer: a maioria dos brasileiros não caiu — AO MENOS NÃO AINDA — na cascata de que Lula descobriu o Brasil em 2003.

E isso vai pautar o programa de hoje, como informa reportagem de Vera Rosa, no Estadão. Na prática, o conjunto da obra quer dizer que Lula forçou a mão do confronto plebiscitário numa sociedade que não reconhece esse confronto como válido. Terá de ser convencida disso ainda. Como o “remédio” lulista para vencer eleições não funcionou até agora, o chefe ordenou que se dobre a dose.

Dilma vai ser a grande condutora da apresentação do “antes”, o período das trevas, e do “depois”, o período das luzes. Como escrevi de madrugada, esse tipo de abordagem leva sempre a uma celebração de mentiras. Dou exemplo de uma. Volta e meia os petistas dizem que foi o governo Lula que deu início à recuperação do valor do salário mínimo. A mentira esteve presente, inclusive, naquele pronunciamento ilegal que o presidente fez para supostamente saudar o 1º de Maio. Relembro trecho:

A MENTIRA
“Os salários também aumentaram no período. O salário mínimo, graças a um aumento real de 74% ao longo do governo, é o mais alto dos últimos 40 anos.”

O FATO
O aumento real do salário mínimo não foi de 74%, mas de 49,5%. Nos oito anos do governo FHC, numa conjuntura internacional adversa e com a economia crescendo menos, o aumento real do mínimo foi de 47,4%.

Assim, o aumento real do mínimo também é uma herança que Lula recebeu do governo anterior.

Publicidade

Preparem-se: Dilma tentará ser a “exterminadora do passado” no programa de logo mais. O PT chegou à conclusão de que só assim ela pode ter futuro.

Publicidade