Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU confirma o que escrevi aqui ontem sobre Lula: por enquanto, é só burocracia

Conforme se observou antes aqui, comitê da ONU apenas meteu um carimbo na denúncia, nada mais

Pois é… Para as opiniões fundamentadas em lei e ancoradas em fatos, procurem este blog. Para torcida, chicana, gritaria, berreiro… Bem, aí não recomendo uma página em particular. Há centenas de milhares.

As Nações Unidas emitiram uma nota informando que o registro feito pelo Comitê de Direitos Humanos da denúncia apresentada pela defesa do ex-presidente Lula representa apenas uma “formalidade” e que isso não implica a admissibilidade do processo.

A comunicação feita ao órgão foi protocolada em julho e acusa o juiz Sérgio Moro e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato de cometerem violações ao Pacto de Direitos Políticos e Civis.

Entre as acusações de arbitrariedades citadas pela defesa de Lula, está a condução coercitiva que levou o petista a depor durante a vigésima quarta fase da Lava Jato. Além disso, os advogados citam como ilegais o vazamento de materiais confidenciais e a divulgação de ligações de Lula interceptadas pela Justiça.

O que foi que eu escrevi ontem aqui, às 20h27? Eu lembro:
“O que precisa ser informado é que esse primeiro juízo de admissibilidade é praticamente uma rotina burocrática. Vale dizer: é um mero despacho.

Claro, o dito comunicado poderia ser de um absurdo tal e tamanha irrelevância que não passasse nem por essa primeiríssima etapa.

Ocorre que isso seria praticamente impossível considerando que Lula é quem é. Se um ex-presidente da República de Vanuatu, uma das ilhas do arquipélago das Novas Hébridas, fizer denúncia semelhante, essa primeira admissão será igualmente aceita.

E, por óbvio, Lula tem bem mais importância no mundo do que o tal ex-dirigente de Vanuatu porque, afinal, o Brasil é mais importante do que aquele país e também porque o ex-presidente brasileiro ganhou, isto é inequívoco, projeção internacional.

Vale dizer: admitir o documento é praxe. Não há avanço nenhum em favor de Lula, uma vez que, afinal, a denúncia foi apresentada.”

A advertência da ONU é importante porque o lulismo deu a entender que seu pleito junto às Nações Unidas já tinha avançado um pouco. E, obviamente, isso não acontece, como eu escrevi, como agora deixam claro as Nações Unidas.

À direita, à esquerda, ao centro, acima, abaixo ou no meio, o jornalismo precisa ser mais rigoroso na distinção entre o fato e o boato.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    ricardo kenji

    “It’s not my business.” (Presidente Michel Temer para o funcionário da ONU)
    “OK, Mr. President. Very clear. Thank you very much!
    Appeal “Baby Lula”: Rejected! Tum! (carimbada no papel).
    Next case: “Queen Dilma and her gólpi? I don’t understand it.” Tum! Tum! Tum!

    Curtir

  2. Comentado por:

    LUG

    De acordo. Mas continua valendo a pergunta: já não ha elementos de sobra para colocar o senhor Luiz Inácio Dom Honesto da Sila diante de um juiz? Também Renan Calheiros, de folha corrida a léguas de uma página de catecismo?

    Curtir

  3. Comentado por:

    brasileiro

    SINISTRO “documento emitido pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos” Ora bolas, quem são esses humanos? As vítimas dos 60.000 homicídios/ano no BRASIL e a dor seus humanos sem direitos, como familiares e amigos das vítimas. Em cada cem homicídios no mundo, dez ocorrem no BRASIL, por causa da absoluta falta de segurança pública e, as verbas públicas foram desvidas nos PT-mensalões, PTrolões, PTxulecões e PT-ÕES. A ONU deveria estar exigindo o julgamento do BRAHMA por crimes contra a humanidade e numa corte internacional. A única coisa que deve impressionar a ONU deve ter sido o BRAHMA SOLTINHO DA SILVA num jatinho de empreiteiros viajando mundo afora e oferecendo dinheiro público brasileiro para ditaduras sanguinárias como CUBA, VENEZUELA e ANGOLA, mediante módicos pixulecos. O Alto-comissariado do Sofrido Povo Brasileiro quer o Brahma Soltinho da Silva preso em regime diferenciado SEM PROPINAS

    Curtir

  4. Comentado por:

    Celme

    Lendo o depoimento da Professora de Direito Internacional__ Maristela Basso- (USP).
    >>>> ” Essa Comissão não tem competência para examinar uma questão em que a nossa mais alta corte já, em reiterados julgamentos, deixou claro que não há nenhuma violação dos direitos constitucionais assegurados nos processos conduzidos na operação Lava Jato, tanto nos que envolvem o ex-presidente como em outros processos.
    O recurso dos advogados do ex-presidente à comissão da ONU, órgão este que o governo p/t sempre desprezou, representa tão somente uma estratégia midiática, que não terá consequências jurídicas.
    Se quiser de fato buscar uma intermediação externa, os advogados do ex-presidente devem procurar a Corte Interamericana de Direitos Humanos. ”
    ( Yahoo.com)
    ¨¨¨
    Será que Lula pensa em pedir exílio?

    Curtir

  5. Comentado por:

    Olho aberto

    Faço aqui uma sugestão ao Lula Corrupto: Vá se queixar ao Papa!

    Curtir

  6. Comentado por:

    Zeca

    Bingo Reinaldo! O que mais me impressiona é Cristiano Zanin Martins, o advogado 5 estrelas de Lula, deixar a tropa de choque do PT divulgar mentira como se um mero número de protocolo que a tal petição recebeu pudesse ser a aceitação de denúncia. “A porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Elizabeth Throssell, disse em e-mail enviado à Reuters que apenas a análise de admissibilidade da reclamação pode levar até dois anos, e a análise de admissibilidade e mérito pode demorar cinco anos”. Essa gente não tem escrúpulos mesmo Reinaldo!!!

    Curtir

  7. Comentado por:

    nena

    É claro que os ‘adevogados’ do sr. lula sabiam do procedimento de rotina de protocolo do recebimento da denúncia. Mas, como todo petista que gosta de marquetear qualquer coisa, eles soltaram a nota de júbilo como se o órgão tivesse endossado e abraçado a tese apresentada. Como tenho dito e repetido, e fatos comprovam: todo ato desesperado do pt tem saído pela culatra, isto é: é tiro certo no próprio pé. Suponho que essa internacionalização do escândalo só vai servir para divulgar ao mundo a carreira bem sucedida de gatunagem e o caráter(ou a falta dele) do lularápio. Não que a ONU hoje tenha total credibilidade, mas que se cuide. Essa corja já quebrou o Brasil, quebrar o órgão seria apenas mais uma etapa desse midas às avessas.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Debora

    Enquanto a ONU carimbava a cartinha do LULA, as ações da FRIBOI despencavam desastrosamente na quarta-feira. Happy Birthday, ex president…

    Curtir

  9. Comentado por:

    Roberto

    Advogados do rio são os que botam processo na onu para tentar adiar o processo o máximo possível.

    Curtir

  10. Comentado por:

    Max Antônio

    E aí, a banca advocatícia do Poderoso Chefão se manifestou com tanto alarido como se o Lula tivesse recebido o prêmio Companheiro da Paz pela Instituição. É o desespero.

    Curtir