Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

O mundo está ao contrário, e ninguém reparou

Esperem aí! Outro dia eu estava no carro, e um sujeito cantava um troço assim: “O mundo está ao contrário, e ninguém reparou”. Guardei a frase porque ela me parece uma síntese interessante da maluquice — ou a do “mundo” ou, o que é mais provável, a de quem constata tamanha incongruência, né? Por que […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 11h24 - Publicado em 8 jul 2011, 15h44

Esperem aí!

Outro dia eu estava no carro, e um sujeito cantava um troço assim: “O mundo está ao contrário, e ninguém reparou”. Guardei a frase porque ela me parece uma síntese interessante da maluquice — ou a do “mundo” ou, o que é mais provável, a de quem constata tamanha incongruência, né? Por que isso?

Ontem, vi na TV o ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, a afirmar que há tempos o órgão vem fazendo advertências sobre irregularidades no Ministério dos Transportes. É mesmo? Agora, no Portal G1, lê-se esta maravilha. Voto depois:

PF investiga “há anos” possíveis fraudes nos Transportes, diz Cardozo

Por Andréia Sadi.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta sexta-feira (8) ao G1 que já existem diversas investigações em andamento na Polícia Federal sobre supostas fraudes envolvendo obras do Ministério dos Transportes. Na última quarta-feira, Alfredo Nascimento deixou o cargo após denúncia da revista “Veja” de que representantes do PR, partido ao qual pertence Nascimento e a maior parte da cúpula do ministério, funcionários da pasta e de órgãos vinculados teriam montado um esquema de superfaturamento e recebimento de propina por meio de empreiteiras.

Cardozo disse ainda que pediu à PF que verifique se já existem investigações em curso sobre a pasta no mesmo teor de pedido do PSDB, em ofício encaminhado à pasta nesta semana, para que fossem investigadas as denúncias feitas pela revista. “Existem inquéritos em curso para apurar irregularidades na pasta há muitos anos e os fatos apresentados pelo partido já podem estar sob investigação da PF. Há inquéritos abertos há anos na Polícia Federal, em relação a obras do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da Valec (estatal de obras ferroviárias). Pedi à PF que cheque se, na representação do PSDB, existem fatos que já não estão sendo apurados, fatos novos”, afirmou Cardozo.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), disse que recebeu uma ligação do ministro nesta quinta-feira (7) com a informação de que o despacho foi encaminhado. No oficio, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), solicita a apuração da Polícia Federal de “possíveis infrações penais em detrimento de bens, serviços e interesses da União, possivelmente praticadas pelo Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento”.

“O ministro me ligou ontem, tenho excelente relação com o ministro e disse que estava com meu despacho encaminhado para a Polícia Federal. Ele me explicou que a PF já tem inquéritos abertos em várias obras dos Transportes. Se for o caso, ele falou que irá abrir inquérito em obras que não estão sob investigação. E eu disse que, se fosse caso, faria um aditamento”, afirmou Nogueira.
(…)

Comento
Bem, então é preciso que o Ministério Público se ocupe agora de uma questão em particular: quem prevaricou ou foi conivente “durante anos”?  Ou eu terei de sair cantarolando por aí: “O mundo está ao contrário, e ninguém reparou”., e o maluco não serei eu… Constata-se que muita gente sabia da lambança e até acompanhava seus desdobramentos, mas se optava, então, por nada fazer, é isso?

Continua após a publicidade
Publicidade