Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O golpe de Janot 5: Batistas no paraíso; STF há de rever delação

Pra começo de conversa, o relator do caso nem deveria ser o ministro Edson Fachin, certo? Afinal, o que a JBS tem a ver com a Petrobras?

Vamos devagar. Por que é Edson Fachin o relator “natural” da Operação Patmos? Que diabos o caso JBS tem a ver com a Petrobras, além de nada? Eis um outro, como direi?, acordo de compadres entre Rodrigo Janot, Edson Fachin e Cármen Lúcia que tem de ser revisto.

Os brasileiros estão estarrecidos com os benefícios concedidos a Joesley e Wesley Batista. O Parágrafo 4º do Artigo 4º da Lei 12.850, com efeito, prevê:

  • 4º Nas mesmas hipóteses do caput, o Ministério Público poderá deixar de oferecer denúncia se o colaborador:

I – não for o líder da organização criminosa;

II – for o primeiro a prestar efetiva colaboração nos termos deste artigo.

Quer dizer, então, que os irmãos Batista não eram os chefes? Sem poder delatar “para cima” — ninguém está acima deles no grupo empresarial —, eles se colocam como “os primeiros a prestar efetiva colaboração” e saem livres, leves e soltos porque, afinal, denunciaram o presidente da República?

Não dá! As partes atingidas têm de recorrer ao Supremo para que, quando menos, a homologação dessa delação seja submetida ao pleno.

E insisto num ponto já abordado em dois posts: a eventual anulação dos benefícios da delação não impedem o Ministério Público de abrir investigação sobre as acusações feitas.

Afinal, este é um post de combate à impunidade, não de defesa dela. Assim, o pleno do Supremo decida sobre essa delação, até porque, vamos convir, ela diz respeito de forma direta ao presidente da República — e as questões relativas ao chefe do Executivo, talvez Fachin tenha se esquecido, têm de ser decididas pelo pleno.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. No Brasil, surge o conceito inédito na história humana: O CRIME MAIS QUE PERFEITO. Os caras cometem vários crimes; ganham um dinheirão com informações privilegiadas na bolsa e no dólar; saem legalmente e amparados judicialmente do país; criam o caos na nacional; dão uma banana para o povo e nada acontece.

    Curtir

  2. Paulo Corrêa de Araújo

    Se a mídia jornalística brasileira não estivesse tão envolvida na luta para derrubar Temer e ferrar mais oposicionistas ao PT que forem possíveis, algum veículo realmente isento deve perguntar por que essa velocidade com que Janot e Fachin agiram neste caso recente?

    Curtir

  3. Terezinha Duarte

    Sim, Paulo Correa de Araujo, porque a pressa??

    Curtir

  4. Camparando: no caso Odebrecht atingiu a cúpula, tanto foi que eles não podem gerir a própria empresa, isso para o Sr. Marcelo, já o pai tem data para sair do comando; já nos casos dos irmãos, saíram com imunidade , ganharam no dólar, vão morar nos estados Unidos, coitados.

    Curtir

  5. Parece coisa de novela ! Que enredo ! Temer pode não ser um anjo mas há muitos demônios à sua volta. Esse joesley podendo sair do País sem máculas não me convence. Aí tem coisa. Muita coisa.

    Curtir

  6. Abdiel dos Santos Filho

    Tudo leva a crer que os duzentos e poucos milhões ganhos na alta do dólar não ficaram só nas mãos dos irmãos Friboi!!!

    Curtir

  7. Flávio Viana

    NÃO IMPORTA SE É PETROBRÁS OU JBS.
    O IMPORTANTE É LIMPAR O BRASIL DOS BANDIDOS.
    OU ESTOU ERRADO??????????????????

    Curtir