Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Na USP, PSOL dá golpe; na Folha, representante do PSOL cobra… democracia!!!

Eis que encontro hoje na Folha um artigo-manifesto assinado por seis professores, cinco deles ainda na ativa e um emérito, todos da FFLCH. Seguindo as pegadas de Eugênio Bucci, mas muitos decibéis acima, eles querem transformar a confusão criada por meia-dúzia de aloprados numa crise da universidade. O texto chega a ser compreensível às vezes, […]

Eis que encontro hoje na Folha um artigo-manifesto assinado por seis professores, cinco deles ainda na ativa e um emérito, todos da FFLCH. Seguindo as pegadas de Eugênio Bucci, mas muitos decibéis acima, eles querem transformar a confusão criada por meia-dúzia de aloprados numa crise da universidade. O texto chega a ser compreensível às vezes, desde que você perdoe algumas barbaridades de estilo e outras de língua. Foi produzido a 12 mãos, mas a gente seria capaz de jurar que o escreveram com todas as 24…

Não vou responder porque está abaixo do respondível. Bucci rende ao menos debate. Tem certa graça desmontar suas artimanhas retóricas. Nesse caso… Afirmar que, na USP, “rasantes de helicópteros rasgam o pensamento” é só coisa de subpoeta condoreiro. Não dá para levar a sério. O texto é, antes de qualquer outra coisa, cafona, o que antigamente se dizia “bokomoko”. O que me interessa apontar é outra coisa.

O PSOL liderou um golpe no DCE da USP, como todos sabem. O partido e outras seitas de esquerda, com o apoio do PT, suspenderam as eleições. Serão realizadas em 2012, sem data. Vão avaliar a situação. Se acharem que, em dado momento, podem ganhar, quando a maioria silenciosa estiver distraída, então realizarão o pleito.

Agora vejam que graça: enquanto o PSOL dá golpe no DCE, o mesmo PSOL está na Folha, atacando as supostas “militarização e a privatização” da USP e cobrando… democracia. É muita cara-de-pau!!! A grande estrela do tal artigo é o professor aposentado, que se diz “emérito” na linguagem da academia, Francisco de Oliveira. E quem é o “Chico” de Oliveira? FUNDADOR DO PSOL, o partido golpista, e sua maior estrela intelectual. A legenda acabou ficando tão bacana e democrática que nem Heloísa Helena (lembram-se dela?) agüentou: pediu pra sair. Preferiu a ditadura verde de Marina à ditadura dos vermelhos.

Outro signatário, Jorge Grespan, que pertence ao grupo que edita a revista “Crítica Marxista”, também é “próximo do PSOL”, como admite gente do próprio partido. Luiz Renato Martins, o terceiro, costuma ser uma referência dos psolistas. Se tem vínculos com a legenda, não sei, mas está em todas: se há invasão, ele é a favor. Lincoln Secco, quarto signatário, pertence à Fundação Perseu Abramo, do PT. São ainda autores do texto Francisco Alambert e Marcos Soares, que não sei que pito tocam. Mas é provável que sejam todos admiradores do aiatolá “Chico” de Oliveira.

Toda essa gente já estava reunida num “manifesto” — como eles adoram isso! — do dia 1º de dezembro de 2010. Mostrei aqui que espancavam a língua e a lógica. Protestavam contra o que chamavam “criminalização da política na USP”. Entendem por “criminalização da política” a punição de pessoas que depredam prédios públicos. Vale dizer: faz tempo que os extremistas estavam em busca de um pretexto.

O que acho verdadeiramente fascinante, destaco, é precisamente isto: na USP, o PSOL, o PT e outros lideram um golpe; na Folha, representantes do PSOL, do PT e outros cobram “democracia na USP”.

Eis a esquerda! As virtudes alheias são crimes; seus próprios crimes são virtudes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s