Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MEC apresenta a Base Nacional Comum Curricular

Documento uniformiza metas educacionais para ensino infantil e fundamental em todo o país

O Ministério da Educação apresentou nesta quinta-feira a versão final da chamada Base Nacional Comum Curricular para o ensino infantil e fundamental. Essa base é um documento que define o que ensinar, matéria a matéria, ano a ano. Estabelece, portanto, metas bem precisas para a sala de aula, mas dá espaço a cada escola ou rede de ensino para chegar lá pelo método que julgar melhor. O texto definitivo determina pelo menos sete mudanças importantes em relação aos esboços anteriores. Uma delas é que toda criança deve estar plenamente alfabetizada até o fim do segundo ano – na versão anterior da Base, o prazo era até o terceiro ano. O ensino religioso também foi excluído do texto, e o conceito de gênero não é trabalhado nessa nova versão. A língua inglesa passa a ser o idioma estrangeiro obrigatório das escolas – antes, cada colégio poderia optar pela língua que achasse melhor. Além disso, o conteúdo de História passa a ser organizado segundo a cronologia dos fatos. Outra mudança de destaque é que o texto aponta dez competências que os alunos devem desenvolver ao longo dessa fase da educação. Uma delas é “utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. José Costa Pina

    O presidente TEMER
    Continua a trabalhar e a fazer o que é preciso para recolocar o Brasil nos eixos e voltar a ter crescimento é uma sociedade escrupulosa e equilibrada e um economia modernizada.

    Os vermelhinhos não querem.

    Detestam trabalhar e seriedade. Gostam de bagunça e de criminalidade correndo solta, como na Venezuela.

    Têm saudades do tempo em que a Mula-sem-cabeça zurrava solta na presidencia e só fazia besteira e sequer governava. Se sentiam representados.

    Boa TEMER…!

    Curtir

  2. Roberto Negromonte Santos Negromonte

    Apesar dos esforços dos vagabundos que restam do PT para que o Brasil não consiga reagir ao desmonte irresponsável,o presidente Temer está de parabéns por sua luta para este fim.Temos agora uma Base Curricular que servirá de orientação e norte para a educação de nossos filhos e netos.A nossa responsabilidade como pais e avós aumenta, pois agora junto com os professores, poderemos acompanhar a implementação dessa grade curricular na educação de nossos filhos e netos.

    Curtir

  3. eber alves da rocha

    Super humano com habilidade acima do comum, Presidente Temer pode já ser considerado o Estadista do Século..Essa é minha humilde opinião.

    Curtir