Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marisa está em coma induzido; é cedo para um prognóstico

O melhor é não passar por coisas assim; em passando, é uma bênção contar com médicos como Marcos Augusto Stavale e Roberto Kalil (foto)

Roberto Kalil Filho, médico de Marisa Letícia e de Lula, diz que o caso é grave e que é preciso esperar Roberto Kalil Filho, médico de Marisa Letícia e de Lula, diz que o caso é grave e que é preciso esperar

Roberto Kalil Filho, médico de Marisa Letícia e de Lula, diz que o caso é grave e que é preciso esperar (/)

Foi bem-sucedida a primeira etapa da intervenção a que foi submetida Maria Letícia, mulher do ex-presidente Lula, no Hospital Sírio-Libanês: a arteriografia cerebral. O objetivo é estancar o sangramento decorrente do rompimento de um aneurisma. O médico que conduziu os trabalhos é o neurocirurgião Marcos Augusto Stavale, um dos maiores nomes do mundo na área. Ela está em boas mãos.

Marisa está agora em coma profundo induzido. Sei um tanto dessas coisas porque pesquisei bastante a respeito do dia 23 de dezembro a esta data, quando tive uma dor de cabeça — dor sentinela — que levou à descoberta de um aneurisma. Fiz a cirurgia de crânio fechado — no meu caso, embolização — no dia 28. Tive a sorte que, infelizmente, Marisa não teve: o alerta.

As próximas horas são cruciais. Há, sim, a possibilidade de novos sangramentos. Quando cessar esse processo, vai-se então fazer um primeiro prognóstico sobre eventuais danos irreversíveis e sua extensão. Mas eis uma coisa que não se saberá tão já.

Não custa lembrar que rompimentos de aneurismas cerebrais costumam resultar em morte imediata em 40% dos casos. Ela já passou por uma porta bastante estreita. Que seja bem-sucedida nas que virão.

Acabo de falar com o cardiologista Roberto Kalil Filho, diretor clínico do Incor e médico do Sírio. Ele acompanha regularmente o estado de saúde do ex-presidente Lula e de sua mulher. E, como é sabido, não só do casal. Personalidades de outras bandeiras partidárias também o têm como referência. No hospital público, Kalil trata de pessoas anônimas. Um médico cuida de pessoas.

Kalil é bastante realista e diz que o quadro de Marisa é, sim, delicado, grave. Reitera que se passou pela primeira etapa, mas alerta que não há, por enquanto, um prognóstico.

Stavale
Uma coisa é certa, e não há como eu não fazer esse registro aqui. O melhor, claro!, é não passar por isso — seja no meu caso, de consequências incomparavelmente menores, seja no de Marisa. Mas, em se passando, que então se saúde a sorte, como saúdo, de ser cuidado por um médico como Stavale.

É o neurocirurgião que cuidou de mim há 10 anos, quando extraí dois tumores do crânio, e no fim do mês passado, quando se descobriu o aneurisma — nesse caso, em parceria com Michel Frudit, que conduziu a embolização.

Stavale, e vocês podem pesquisar, é uma referência mundial na área. E isso já estaria de bom tamanho. Mas é na sua estupenda capacidade de nos tirar a ansiedade com a sua técnica que ele se destaca.

Sei que fez o melhor por mim. Sei que está fazendo o melhor por Marisa. Sei que sempre fará o melhor por qualquer pessoa em que encoste sua mão precisa e abençoada.

Meus votos pela recuperação de Marisa também alcançam Stavale, como uma homenagem adicional.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Maria Jose Paes

    Parabéns, Reinaldo!

    Curtir

  2. Infelizmente meu irmão morreu de um AVC aos 51 anos. Foi a pior coisa que me aconteceu. Ficou 3 dias em coma .

    Curtir

  3. Camille Claudel

    Eu li o post anterior sobre esse problema de Marisa Letícia. Infelizmente, crédulos e incrédulos desejam o mal como forma de justiça. E não precisa ser ateu ou cristão para entender que é a ignorância que faz o mal a quem deseja o mal a outrem. É a falta de entendimento que propaga esse tipo de desejo de que o outro sofra de acordo com o julgamento próprio. Situações assim me lembram de Amã e Mardoqueu no Livro de Ester. O Rei perguntou a Amã: O que poderia ser feito a quem honrou e foi fiel ao Rei? E Amã, segundo suas más intenções, disse: Que o homem fiel ao Rei seja conduzido pelo traidor do Rei sobre um cavalo e apresentado a toda a cidade. E disse o Rei: O que seria feito com o traidor do Rei? Disse Amã: Que o traidor fosse enforcado perante todos. Pois bem. O final dos acontecimentos, quem leu sabe o que aconteceu. E não é preciso se ater que Deus ouviu às orações de Mardoqueu, mas também se ater que Amã foi ignorante. Não sabia de nada. Só confiou nos próprios propósitos de sua vingança. Esqueceu que ninguém tem o poder de saber tudo ao mesmo tempo. A Rainha foi criada por Mardoqueu e era tão Judia quando Mardoqueu. Mas note-se: Ninguém o prejudicou Amã. Ele prejudicou a si mesmo.

    Curtir

  4. ACORDA BRASIL

    Que Deus perdoe os seus pecados. Nós já lhe perdoamos. Brasileiros são impulsivos mas ao tempo verdadeiros e sentimentais.
    Vá em paz e aproveite e faça uma ação de caridade patriótica: leve toda a sua querida Banâmia junto por favor.
    “Tchao querida”

    Curtir

  5. Camille Claudel

    Eu não postei mensagem misercordiosa porque não tenho esse dom. Eu postei – num português cheio de erros por sinal – que não é produtivo desejar ou gostar que quem quer que seja, sofra. Só isso. Dei voltas ao mencionar Amã e Mardoqueu, sim, eu dei voltas. Mas, no fundo, faz sentido e é isso. Armar ou desejar qualquer coisa a alguém, volta.

    Curtir

  6. Voce e um gozador, Reinaldo! O Brasil inteiro torcendo para essa vibora ir abracar o capeta e voce gasta uma coluna com essas baboseiras!

    Curtir

  7. Agora faz uma materia sobre um pobre coitado desses que estao morrendo em hospitais publicos, mas faca uma materia com a mesma extensao dessa, afinal somos todos iguais, independentemente de cor, raca, religiao ou condicao social. So porque e a mulher do Lula, voce dedica uma longa e tediosa coluna a ela.

    Curtir