Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Governo sonda Blairo Maggi, mas ele teme que ministério seja ruim para os negócios…

Há abordagens que só existem no Brasil, por mais que a gente procure algo similar no resto do mundo. Hoje a imprensa de outros países está aí, leitor, no seu teclado. Algo de bastante perverso está em curso no país, e não é certo que a gente saia da areia. Por que isso? O governo […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 11h25 - Publicado em 7 jul 2011, 21h32

Há abordagens que só existem no Brasil, por mais que a gente procure algo similar no resto do mundo. Hoje a imprensa de outros países está aí, leitor, no seu teclado. Algo de bastante perverso está em curso no país, e não é certo que a gente saia da areia. Por que isso? O governo se movimenta para fazer o senador Blairo Maggi (PR-MT), conhecido por ser o maior sojicultor individual do mundo, o novo ministro dos Transportes. É… De algum modo, ele é ligado à área, não é mesmo? Ocorre que Maggi era o chefe político de Luiz Antonio Pagot, afastado do Dnit por suspeita de corrupção. Ainda que o senador ignorasse tudo, o fato é que a solução poderia ser resumida assim: “Sai o afilhado, entra o padrinho”.

E Maggi? Está animado? É aqui que entra o que chamo de nossa abordagem ímpar da política. Ele teme que a nomeação possa ser ruim para os seus negócios. Eu sou viciado em lógica. Às vezes, até sofro por isso (pobrezinho…); não raro, chegam a me classificar de “polêmico” só porque pergunto, como fiz há pouco com Marina, “mas o que isso quer dizer?”. Adiante. Se o cargo de ministro pode ser ruim para os negócios de Maggi, suponho que o de senador seja bom e que o de governador do Mato Grosso tenha sido excelente.

Chegamos a um estágio de rebaixamento da vida pública que já beira a caricatura. É claro que Maggi não está especialmente talhado para o cargo. Mas é preciso nomear alguém do PR. Como fazer então? Onde encontrar o patriota do partido que consiga somar expertise técnica e, digamos, ética para assumir o posto?

E o que diz Maggi em on?
“Vou me reunir com o partido ainda hoje. Acabei de falar com algumas lideranças. O partido vai criar uma comissão para tratar desse assunto com a presidente da República e, portanto , depois de reunido esse grupo, a gente vai tomar uma posição a respeito. Inclusive da permanência no governo ou na solicitação de ficar nesse cargo ou não”.

Heeeinnn? Deixar o governo? Migrar para a oposição? O PR? Não adianta Blairo se candidatar a ministro da Piada porque a fila é gigantesca.

Continua após a publicidade
Publicidade