Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

E Lula se torna réu pela 4ª vez, agora na Operação Zelotes

São 3 processos tramitando em Brasília e um em Curitiba. Em vez de ficar nos ameaçando com a sua volta à Presidência, conviria ao petista estudar direito

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 6 fev 2017, 17h39 - Publicado em 17 dez 2016, 07h24

E o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou réu pela quarta vez, agora na Operação Zelotes. O juiz federal Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, aceitou denúncia contra o petista, acusado pelo Ministério Público, nesse caso, de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência. Além, dele, também estão na lista Luiz Cláudio, seu filho, e o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, sócios da consultoria M&M (Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia).

Informa a Folha: “De acordo com o Ministério Público Federal, Lula e Luís Cláudio participaram de um esquema de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo a compra de 36 caças Gripen, da sueca Saab, pelo governo brasileiro. Os procuradores também viram indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627. Para os investigadores, o grupo atuou na formulação da MP-627 a fim de beneficiar alguns agentes públicos e privados. O esquema, diz a denúncia, ocorreu de 2013 a 2015, quando Lula já era ex-presidente”.

Pois é… lembrar, Lula já é réu na 13ª Vara Federal em razão do tal tríplex no Guarujá. Segundo o MPF, o ex-presidente é o verdadeiro dono do imóvel, que teria sido uma benesse da OAS em razão dos favores que recebia da Petrobras. É acusado ainda de integrar o grupo que tentou viabilizar a fuga de Nestor Cerveró e de ter beneficiado a Odebrecht em contratos junto ao BNDES.

Em vez de ficar nos ameaçando com a sua volta à Presidência, conviria ao petista estudar… direto!

Continua após a publicidade
Publicidade