Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

E as Arcadas acordaram: Sapeca é deposto

Na sexta-feira, 24 de agosto, escrevi um post intitulado “Acordem, Arcadas”, conforme segue: E a São Francisco, hein? O Centro Acadêmico XI de Agosto, de tantas tradições, é comandado hoje por um certo Fórum de Esquerda. Uma só tendência esquerdista basta para destruir uma reputação. Imaginem uma porção delas reunidas num “fórum”. Não conheço os […]

Na sexta-feira, 24 de agosto, escrevi um post intitulado “Acordem, Arcadas”, conforme segue:

E a São Francisco, hein?

O Centro Acadêmico XI de Agosto, de tantas tradições, é comandado hoje por um certo Fórum de Esquerda. Uma só tendência esquerdista basta para destruir uma reputação. Imaginem uma porção delas reunidas num “fórum”. Não conheço os estatutos do XI, mas suponho que deve haver alguma coisa a respeito da obrigação de os diretores do Centro Acadêmico protegerem a autonomia e a independência da Faculdade de Direito da USP.

O Fórum de Esquerda abriu as portas da São Francisco para elementos estranhos à vida universitária. Não estavam lá para conhecer, aprender ou trocar experiências. Ao contrário: ocuparam o prédio para impedir a continuidade das aulas, com uma pauta, ademais, que não pode ser minimamente cumprida no âmbito apenas da USP ou, de modo ainda mais restrito, da Faculdade de Direito.

Para mim, resta evidente que a direção do XI pôs as suas convicções político-ideológicas acima dos interesses da faculdade e de seus estudantes — que ela representa. A esquerda, é claro, tem sempre uma agenda clandestina junto com a agenda oficial. Essa turma que decidiu restringir o direito de ir num dos templos do direito brasileiro ignora o que seja respeito, decoro, tradição ou direito.

Esses representantes, parece-me, fugiram ao compromisso que assumiram com os estudantes e com a faculdade, de larga e respeitável história. Ali estão futuros e já quase advogados. No mínimo, é o caso de se debater a oportunidade de um plebiscito revogatório — que as esquerdas vêm defendendo hoje em dia. Pode o Fórum de Esquerda continuar na direção do XI de Agosto? Ela está cumprindo as suas atribuições estatutárias? Eu duvido.

Acordem, Arcadas!

Voltei
Pois bem. Cheio de alegria, noticio que os estudantes da São Francisco depuseram, por ampla maioria, o tal Fórum. Não porque eu sugeri, é claro, mas porque era o correto. Em assembléia realizada em dois turnos, 525 estudantes, contra 171, votaram pelo impeachment do presidente, Ricardo Leite Ribeiro, conhecido por “Sapeca”.

Sapeca disse que não reconhece a deposição. Os estatutos do XI de Agosto exigem a participação de pelo 20% dos estudantes para decisões como esta. Os organizadores da assembléia dizem que 30% votaram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s