Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

De braço dado com Kassab, Haddad alega dificuldade legislativa e agora promete bilhete mensal só em 2014. É mentira! Não há dificuldade nenhuma! Basta um decreto! Mudança de tarifa não precisa ser aprovada por vereadores!

Então vamos ver. Gilberto Kassab era o grande Judas da campanha de Fernando Haddad. Até domingo. Hoje é terça-feira, e os dois já estão de braços dados. Eis a grande mentira, vamos dizer, conceitual. Os “cientistas políticos” não estão muito interessados nela. Agora vêm as outras mentiras. Dois dos cavalos de batalha do petista durante […]

Então vamos ver. Gilberto Kassab era o grande Judas da campanha de Fernando Haddad. Até domingo. Hoje é terça-feira, e os dois já estão de braços dados. Eis a grande mentira, vamos dizer, conceitual. Os “cientistas políticos” não estão muito interessados nela.

Agora vêm as outras mentiras. Dois dos cavalos de batalha do petista durante a campanha foram a implementação do tal Bilhete Único Mensal e o fim da taxa de inspeção veicular. Alegando dificuldades legais, o prefeito eleito diz que são promessas que ele deve cumprir só em… 2014! Ah, bom!

“Meu compromisso é remeter essas iniciativas para a Câmara no primeiro momento e orientar a bancada o quanto antes”, disse. “Eu quero crer que, no segundo ano de governo [ou seja, em 2014], isso já esteja equacionado.”

Haddad está, como posso dizer?, faltando com a verdade. Está enrolando os paulistanos. Está dando um truque.

Para fazer a mudança prometida, Haddad, uma vez empossado, precisa apenas emitir um decreto, nada além!, cinco dias antes da entrada em vigor da mudança. É o que está na lei. Se ele quiser, o modelo pode ser implementado nos primeiros dias de governo. O resto é conversa mole.

Quanto à inspeção veicular, dizer o quê? Espero que algum vereador da oposição — acho que restará alguns, não é? — apresente um projeto para extingui-la imediatamente. Vamos ver quais serão as vozes contrárias…

Haddad esteve com o governador Alckmin e disse que pretende implementar as creches nas imediações das estações do metrô, uma proposta que era de Serra. Entendo! Embora ele seja o maior planejador de creches do mundo mundial, quer incorporar o programa dos adversários, o guloso — eis um homem bom!

Ora, cumpre à oposição, então, começar a incorporar as propostas de Haddad, certo? Uma das razões por que prosperou a mentira petista na esfera federal é o fato de que os valentes iam jogando seu programa de governo no lixo, e a oposição aplaudia: “Vejam, eles estão concordando conosco!!!” Era um erro brutal! Cheguei a escrever um artigo em 2003 para a revista da Fundação Teotônio Vilela sobre esse comportamento bobo do PSDB.

A melhor maneira de enfrentar um petista é levá-lo a cumprir as próprias promessas, assim como a melhor maneira de vencê-los num debate é forçá-los a dizer o que realmente pensam.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s