Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Datafolha – Beto Richa segue na frente

Na Folha: A menos de um mês das eleições, a disputa pelo governo do Paraná está indefinida. Pesquisa Datafolha mostra os dois principais candidatos empatados tecnicamente em primeiro lugar. A vantagem, contudo, ainda é de Beto Richa (PSDB), que vem liderando a disputa desde o início da campanha. Segundo pesquisa realizada nos dias 13 e […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 14h13 - Publicado em 17 set 2010, 07h43

Na Folha:
A menos de um mês das eleições, a disputa pelo governo do Paraná está indefinida. Pesquisa Datafolha mostra os dois principais candidatos empatados tecnicamente em primeiro lugar.

A vantagem, contudo, ainda é de Beto Richa (PSDB), que vem liderando a disputa desde o início da campanha. Segundo pesquisa realizada nos dias 13 e 14, Richa tem 45% das intenções de voto, e Osmar Dias (PDT), 40%. No levantamento anterior, realizado nos dias 8 e 9, o atual prefeito de Curitiba tinha 44%, e Dias, 38%. A margem de erro máxima da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Brancos e nulos somam 3%, e 11% dos entrevistados ainda estão indecisos. Como os demais candidatos não atingiram 1% cada um, é provável a definição da disputa no primeiro turno.

Se as eleições fossem hoje, Richa teria 52% dos votos válidos, contra 46% de Dias (no cálculo dos votos válidos, os percentuais de indecisos, brancos e nulos são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato). Na simulação de eventual segundo turno, Richa teria 49%, e Dias, 43%.

Quando os nomes dos candidatos não são mostrados aos entrevistados, Richa mantém vantagem. Ele é mencionado espontaneamente por 34% dos eleitores, e Dias, por 29%.
O prefeito de Curitiba tem melhor desempenho se consideradas apenas a capital e a região metropolitana: 58% contra 28% de seu adversário. Na pesquisa anterior, esses índices eram 54% e 33%, respectivamente. No interior, Dias ganhou cinco pontos e chega a 45%, contra 40% de Richa, que se manteve estável.

O Datafolha também mediu o conhecimento sobre o número dos candidatos. Metade (54%) dos paranaenses ignoram o número correto. Entre os eleitores de Richa, 43% sabem qual número devem digitar na urna eletrônica, e entre os de Dias, 34% respondem corretamente qual o número do candidato.

Continua após a publicidade
Publicidade