Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Colômbia e Farc anunciam histórico cessar-fogo em negociações de paz

Serão anunciados de que forma se dará o cessar-fogo bilateral, como se definirão as zonas que os guerrilheiros poderão ocupar no período de transição até sua reintegração à vida civil e a entrega das armas pela guerrilha

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 30 jul 2020, 22h26 - Publicado em 23 jun 2016, 07h57

Por Sylvia Colombo, na Folha:
O governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) anunciaram nesta quarta (22) que será apresentada nesta quinta (23), em uma cerimônia em Havana (Cuba), a definição de um dos pontos mais difíceis do acordo de paz que vem sendo negociado há quase três anos entre as duas partes.

Serão anunciados de que forma se dará o cessar-fogo bilateral, como se definirão as zonas que os guerrilheiros poderão ocupar no período de transição até sua reintegração à vida civil e a entrega das armas por parte da guerrilha.

Estarão presentes o presidente Juan Manuel Santos, o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, o ditador cubano Raúl Castro, o chanceler da Noruega, Borge Brende (Cuba e Noruega são países de garantia do acordo), além de mandatários dos países acompanhantes, Michelle Bachelet (Chile) e Nicolás Maduro (Venezuela).

Isso não significa que o cessar-fogo será imediato —até agora só se divulgou que ele ocorreria após a assinatura definitiva do acordo. Para isso, ainda falta chegar a um consenso sobre um dos itens do último ponto, chamado de “fim do conflito”.
(…)

 

Continua após a publicidade
Publicidade