Clique e assine a partir de 8,90/mês
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Black Blocs são presos por depredação em protestos

Por Pâmela Oliveira, na VEJA.com: A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira três jovens acusados de depredação do patrimônio durante protestos no Rio de Janeiro. O grupo admitiu que é responsável por administrar a página Black Bloc RJ no Facebook e um deles, de 21 anos, disse ser um dos líderes do movimento. Outros dois menores […]

Por Reinaldo Azevedo - Atualizado em 31 jul 2020, 05h28 - Publicado em 4 set 2013, 16h32

Por Pâmela Oliveira, na VEJA.com:
A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira três jovens acusados de depredação do patrimônio durante protestos no Rio de Janeiro. O grupo admitiu que é responsável por administrar a página Black Bloc RJ no Facebook e um deles, de 21 anos, disse ser um dos líderes do movimento. Outros dois menores foram apreendidos. Um quarto maior de idade é considerado foragido, porque tem mandado de prisão expedido e está na Bolívia.

Todos os detidos responderão por formação de quadrilha armada – crime inafiançável – e incitação à violência. “Eles usavam a rede social para convocar pessoas a fazer parte do movimento e ensinavam a criar artefatos perfurantes para serem usados nas manifestações. Não há dúvidas de que faziam parte de uma quadrilha”, declarou a chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, em coletiva de imprensa no fim da manhã. Um deles ainda responderá por pedofilia, porque foram encontrado em sua casa materiais pornográficos com menores de idade.

Os suspeitos, de classe média, foram identificados nas redes sociais por meio de investigações da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Seus nomes não foram revelados, porque o processo corre em segredo de Justiça. Com eles, foram recolhidos ainda computadores, máscaras do filme V de Vingança, máscaras de gás, uma faca e um artefato caseiro feito com pregos – que, segundo Martha Rocha, poderia ser usado para agredir policiais ou outros manifestantes.

Mascarados
Os Black Blocs são identificados nas manifestações pelo uso de roupas pretas e por agir sempre com os rostos cobertos. Mas uma determinação da Justiça permite à polícia exigir a identificação de qualquer mascarado nas ruas. E a regra já começou a ser aplicada. Em um protesto chamado de “Baile de máscaras”, na Cinelândia, Centro do Rio, na noite de terça, policiais pediram aos que estavam de rosto coberto que mostrassem o rosto e apresentassem documento de identificação. Dois jovens que se recusaram a colaborar foram detidos.

Continua após a publicidade
Publicidade