Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Barbosa é eleito presidente do STF com 9 votos

Joaquim Barbosa está eleito por nove votos a um presidente do STF. A regra informal, não legal, é a seguinte: assume sempre o ministro mais antigo na casa que ainda não tenha presidido a corte. Por essa regra, a vez é de Joaquim Barbosa. Legalmente, qualquer um pode ser escolhido em votação secreta. No escrutínio […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 07h40 - Publicado em 10 out 2012, 15h57

Joaquim Barbosa está eleito por nove votos a um presidente do STF. A regra informal, não legal, é a seguinte: assume sempre o ministro mais antigo na casa que ainda não tenha presidido a corte. Por essa regra, a vez é de Joaquim Barbosa. Legalmente, qualquer um pode ser escolhido em votação secreta.

No escrutínio desta quarta, Barbosa obteve nove votos, e Ricardo Lewandowski, que será vice-presidente, recebeu um. Este um voto deve ter sido do próprio Barbosa. Por tradição, o candidato natural não vota em si mesmo. Para vice, pela mesma regra, Lewandowski foi eleito com nove votos — um para Carmen Lúcia. Da mesma sorte, o voto em Carmen deve ter sido do vice eleito. Os que não votam em si mesmos sempre votam nos futuros sucessores.

Publicidade