Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bancos federais culpam BC por juro alto

Por Sheila D’Amorim, na Folha:Pressionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para induzir o crescimento em 2009, estimulando o crédito e reduzindo custo dos empréstimos, os presidentes dos bancos federais – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES – transferiram a responsabilidade para o Banco Central.Segundo a Folha apurou junto a membros do […]

Por Sheila D’Amorim, na Folha:
Pressionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para induzir o crescimento em 2009, estimulando o crédito e reduzindo custo dos empréstimos, os presidentes dos bancos federais – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES – transferiram a responsabilidade para o Banco Central.
Segundo a Folha apurou junto a membros do governo, Antonio Francisco de Lima Neto (BB), Maria Fernanda Coelho (Caixa) e Luciano Coutinho (BNDES) têm defendido que, sem a redução da taxa básica de juros (Selic), não há muito o que possam fazer.
A tese dos bancos federais aumentou a tensão nas reuniões da equipe econômica com o presidente e reforçou a posição do ministro Guido Mantega (Fazenda), crítico do conservadorismo do BC e defensor de uma flexibilização na política de juros.
O clima esquentou nos últimos 15 dias, quando Lula cobrou uma maior contribuição das instituições controladas pela União neste momento em que falta crédito e o que há disponível na praça está caro. Ontem, o presidente fez nova reunião no Planalto, e os bancos mostraram que, apesar de continuarem concedendo empréstimos, o ritmo é menor e não teriam mais o que fazer apesar da pressão do presidente.
O financiamento do consumo interno e da produção é o motor de sustentação do crescimento no ano que vem, já que a expectativa é que as exportações tenham uma contribuição menor, dado o cenário internacional ruim.

Assinante lê mais aqui
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s