Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

As nossas escolas 2 – Antiamericanismo chulo e apologia do terrorismo

(ler antes o post acima)Aulas como as de Carlão são irrelevantes? Ah, não são, não. Abaixo, trechos de comentários que chegaram. Divirtam-se e espantem-se. De vez em quando, intervenho em azul. Nota: estão com a gramática original. É um assombro. Ah, sim. Parece que há também um recurso bastante usado no Zorra Total: o bordão! […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h37 - Publicado em 22 abr 2008, 06h00

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=jTZFig47l4c&hl=]

(ler antes o post acima)
Aulas como as de Carlão são irrelevantes? Ah, não são, não. Abaixo, trechos de comentários que chegaram. Divirtam-se e espantem-se. De vez em quando, intervenho em azul. Nota: estão com a gramática original. É um assombro. Ah, sim. Parece que há também um recurso bastante usado no Zorra Total: o bordão! No caso, é “Satisfação, Carlão”.
Acima, ou aqui, o vídeo em que o professor, fantasiado de terrorista árabe, brinca com um aviãozinho ao som de Ivete Sangalo. Pretexto para a performance? O aniversário dos atos terroristas do 11 de Setembro de 2001.
Esse vídeo foi postado no Youtube no ano passado, retirado e posto de novo no último dia 20. Mas vamos a trechos de alguns comentários.
*
AO ANTIAMERICANOS
Nao importa o jeito que ele ensina ou o mode que pensa…e sim que ele ensina!
Cada professor tem seu metodo o dele é o humor critico coisa que muita gente nem sabe que existe pois nao tem escolaridade…ele tambem ultiliza a parcialidade para dar aula… Uma opniao propria , ele é anti-americano e ele acha que o wtc foi destruido por americanos isso é opniao dele… ele pode expor como quiser! ou voltamos a epoca da censura e eu nem sabia…ou quem sabe nunca saimos dela! o mundo seria melhor se humor criticos fossem levado a serio pense nisso antes de falar asneiras!
Gustavo

Ninguem me convence que o 11 de setembro foi um ataque terrorista,e sim uma ação em busca de interesses .Vocês deveriam acreditar menos no que leêm ,e terem uma visao mais ampla do que acontece no mundo, mais critica . “sr . colunista” pesquise mais sobre oque escreve.
Anônimo

Queria que você me explicasse porque o meu cometário está sendo censurado.Nele, apenas exponho a minha opnião
Ele não faz lavagem cerebral em ninguém, se algum aluno não concorda com ele é só reclamar com alguém na escola ou ignorar o que ele fala.
Tenho uma antipatia pelos EUA e outros países muito antes de ter aula com ele, sempre achei que o atentado de 11/09 foi uma resposta a política externa dos EUA.O que aconteceu foi pouco se comparado ao que esse país ja fez e ainda faz pelo mundo, matando um número infinitamente maior de inocentes que do atentado.
A comemoração do Carlão foi do fato politico.Antes, no outro vídeo, ele faz um comentario sobre os inocentes.Se é suficiente eu não sei, mas se eu estivesse na aula dele aplaudiria sem pensar duas vezes…
Daniel

É lamentável que neste país as pessoas ainda não tenham aprendido as regras para se fazer julgamentos. Um simples vídeo usado em uma estratégia de aula desencadeou uma estúpida coluna de uma revista conceituada, no qual um jornalista que devido a sua profissão deveria ter conhecimentos acadêmicos, mas que deveria saber que para muitos povos, o que aconteceu com os EUA foi mais que merecido.
Tania Zanelli R. Silveira

Foi uma excelente aula pra quem compartilha a mesma idéia sobre o imperialismo estadunidense (eu), mas como nem todo mundo partilha a mesma opinião, acho natural essa disparidade de idéias…o que é inaceitável é esse julgamento sobre o caráter do prof. Carlão…isso sim é uma ofensa para toda sociedade, julgando os valores de uma pessoa por um vídeo…estou espantado com a facilidade que as pessoas têm de formar uma opinião sobre o juízo de outrém…com essas “revistas” e “editoras”, o caos se estabelecerá em breve…..
Carlão, estamos com você!!

Continua após a publicidade

para quem acha hipocrisia, tente viver no mundo de hoje, sem alguma peça norte americana. Esses pustulas [salve Romário!] ja dominaram o mundo e todos fecham os olhos para isso. Afinal, se nao tivessem poder total, como seriam o unico país com direito a veto na ONU?! [alias, reparem bem no simbolo desta organizaçao e depois me expliquem por que ela tem esse nome, se no emblema aparece apenas os paises do norte, que por estranha coincidencia, sao os ricos?!]
Isa
Não deu tempo de o Carlão ensinar, então eu ensino: têm direito de veto no Conselho de Segurança da ONU seus cinco membros permanentes: Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França.

Querido Reinaldo…..
Se vc fosse capaz de assistir uma aula dele e entender…. eu diria que vc mudaria completamente o modo de pensar…..
O ato dele foi uma maneira bem característica de demonstrar que não precisamos apoiar os ESTADUNIDENSES….se é que você sabe quem são esses….
Talvez por medo ridículo o governo brasileiro apoia aqueles escrotos, que só pensam em obter o governo mundial…. e esses brasileiros mais ridículos abaixam a cabeça …..
e pode se sentir o mais tolo de todos…. quando vc entender de história e como funciona esse mundo…. edite uma matéria…. você vai perceber a diferença!!!
Karoline

Acima os adoradores do Bush…afinal, alguém ligou para ele para saber o final da historinha que ele estava contando na hora do atentado?..
A publicidade da revista não permite qualquer outra visão senão a de adoradores dos irmão americanos.
Afinal, alguém tem que patrocinar isto aqui.
Deus salve a America, dos ‘americanos’.
Anônimo

Agora vao acusar o professor porque acharam que ele é comunista. O “querido” Eneas tambem era comunista e vejam so o numero de votos que recebeu. Sim sim sim..ele queria implanatr o comunismo no Brasil e, aposto, como muiti poucos sabem, porque, infelizmente, devido a precária Educaçao desse país,não possuem mestres tao bons quanto o Carlão. Para o individuo que acha que o CarLao nao tem peito para se defender frente a outro, deveria conhece-lo. Pergunte a ele qualquer coisa de Historia. Vai la, entao, se vc acha que consegue saber mais. Conheço muita gente que so começou a entender Hitsoria com as aulas dele, que sao excelentes, sem exceçao. Porque ele nos conta os fatos verdadeiros. Nao apenas os publicados.Ou apenas os que caem no vestibular. Para quem não sabe, o Carlão é um excelente professor de História. Só porque ele é contra a idéia imperialista dos Estados Unidos não significa que todos seus alunos o sejam. Ele estava espondo o ponto de vista dele, a partir do quel, seus alunos poderiam refletir e concordar ou não. Agora, que a política americana é imperialista isso é verdade!Arranjam qualquer desculpa para invadir um país, o fazem, e mesmo depois de mais de 5 anos, continuam lá. Mostram que dentro do seu país esta tudo muito bom , enquanto fora, estao matando, numa guerra dita terminda. Eles conseguiram a desculpa das armas nucleares para inavdir o Iraque e conseguir o petroleo. Nao falta muito e arrumaram outra desculpa, para invadir outro país e assim ir manipulando todo o petroleo. O que os americanos querem, na verdade, é, digamos, lietralmente “governar o mundo”. Instituem a mesma politica que a Europa usou para dominar a África e a Ásia no séc XIX, e o mundo todo concorda. O problema, na verdade, nao seria americano, seria da Doutrina Bush, que insiste no egocentrismo. Se vc quiser apoiar os Estados Unidos na sua fábrica de guerra, é um problema seu. Nem todos devem concordar com isso. Acho que não fui muito clara para alguns, mas os que realmente sabem , vao entender. Já esta mais do que na hora de a midia parar de ser manipulada, e divulgar o que relamente acontece. E aos leigos, a recomedação: procurar no dicionário, quem nasce nos Estados Unidos é o que.
Isa
Viram só? A Isa não é mole, não. Seu entendimento de história só não é superior à sua gramática
LIBERDADE DE OPINIÃO PARA CARLÃO, MAS NÃO PARA O REINALDÃO
Acredito que todo mundo tem o direito de ter a sua própria opinião, mais acusar alguém sem embasamento é simplesmente ridículo da parte de vcs. O colunista reinaldo, deveria se redimir, ter um pouco de humildade entrar numa sala de aula..assistir a aula dele..e postar um novo comentário.
Victor Netto

Quer saber eu acho que o modo que o professor carlão da a sua aula não é da sua conta.
Como voces podem julgar uma pessoa sem conhece-la? Qual é a intenção desse artigo?
Satisfação Carlão.
Anônimo

Não consigo entender por que um colunista da veja queira criticar as aulas de um professor de história de uma escola particular do interior de são paulo. O cúmolo é ter que ler comentários de pessoas que não sabem nada do professor chamá-lo de “criminoso, imbecil, esquerdiota”
Anônimo
É UM SIMPLES VÍDEO
Olá. Fui aluno do Carlão no colegial e também sou, faz dois anos, professor de história de cursinho. Em primeiro lugar, queria deixar claro que não concordo com o que ele fez na sala, achei desnecessário. Mas, em segundo lugar, quero ressaltar que a reportagem se baseou, EXCLUSIVAMENTE, num videozinho no youtube, sem contextualizar a aula, o professor, e, principalmente a realidade de um cursinho. Antes de ridicularizar uma pessoa, tomando uma postura extremamente arrogante, é preciso fazer um jornalismo bem feito. Nos cursinhos, existe uma coisa terrível chamada IBOPE, na qual os alunos dão uma nota para o professor. Se eles dão uma nota baixa, advinha?
Daniel Gomes
A íntegra do comentário de Daniel Gomes está no post no dia 11. Este eu publiquei. Está em voga esse negócio de “contexto”. Não há contexto possível, Daniel, que mude o que ele disse.

Que ótimo jornalista esse que baseia-se somente em um vídeo do “YouTube” para construir críticas “conspiratórias das mais estapafúrdias” sem ao menos se interessar pela honestidade,seriedade e credibilidade do trabalho de Antonio Carlos que por anos mostrou-se eficaz na aprovação de alunos no vestibular, seu principal objetivo como professor de cursinho!
Felipe/Felipe/Ricardo

Não temos culpa se existe um professor que consegue enxergar o que a MASSA não exerga! Lógico que este vídeo é agressivo aquele país, mas não podemos analisar suas aulas e seu carater com um video!!
E quanto aos comentarios que de estamos lidando com crianças, me desculpa mas isso passou da hipocrisia humana, pois alguns alunos ali tem 20 e tantos anos.. então crianças não são!
Anônimo

Continua após a publicidade
CULPA DA MÍDIA
Hipócritas ignorantes…
É uma pena o povo ainda levar em consideração uma revista tão formadora de falsas opiniões como esta…Uma revista imparcial, que não sabe apresentar uma matéria sem sua sutil “agulhada”, e como o povo brasileiro já não tem mais opinião própria é isso o que acontece, pessoas criticando e julgando sem mesmo conhecer ou saber as reais intenções.
Vocês não são melhores do que ninguém, portanto deveriam olhar e julgar a si mesmos antes de apontar o dedo para os outros.
Um dos melhores professores de história que já tive, Carlão to contigo!
Mas infelizmente sei que apenas o senhor redator irá ler, não mostram a verdade né?
Infelizmente esse é o nosso Brasil.
Moacir H.

Popularmente eu classificaria vocês de Zé Povinho, mas como vocês que se consideram “intelectuais”, cultos então, classifico-os com HIPÓCRITAS mesmo
Covardes, não conhecem o Carlão, suas aulas e sua ideologia, tenho aula com ele há 2 anos e posso garantir que nenhum de vocês que fizeram o curso superior na “FAFUPI” consegue dar uma aula compatível a dele.
O Professor Carlão não é petista, nem anarquista, ele não defende os Estadunidenses, nem os muçulmanos; E eu convido o senhor a assistir uma aula dele e ver com outros olhos o que o senhor criticou.
Anny C. A. Santos

Ai ai…
Pobres seres humanos de Veja…
Por que primeiro não se preocupam com a sua suposta imparcialidade que tanto pregam?
Grande Reinaldo ,sabe tudo!
Vá dar algumas aulas num cursinho, que tal?
Dono da verdade!
Impressionante esses jornalistas que procuram matérias no Youtube para serem publicadas.
E o melhor:Nem conhece o professor,nunca dirigiu uma palavra ao ‘mestre’,só escreve no seu maravilhoso blogzinho.
E ainda vem essas pessoas anônimas incorformadas ,indignadas e até estupefatas achando tudo um absurdo!
É…Acho que todos vocês salvarão o Brasil escrevendo suas indignações não é?
Parabéns pelo jornalismo,’senhor’.
Guilherme

Tenho o prazer até hoje de poder assistir aulas do Mestre citado no artigo, e acredito totalmente que esta intriga criada somente por uma pessoa que não possui capacidade de conseguir uma “matéria jornalística com conteúdo”, e sem ao menos ter conhecimento real deste professor. Aos que conhecem realmente o “Carlão” sabem que trata-se de uma pessoa com total atenção e respeito aos alunos, e que tão pouco seria capaz de fazer um “happening alusivo” citado citado pelo autor da matéria, que este com total hipocrisia faz este artigo. Desejo que todos que tenham lido a matéria do senhor Reinaldo Azevedo não se enganem, pois como a mídia sempre faz o que para eles está certo ou errado tentam afetar a opinião pública inserindo a sua maneira de pensar, para um povo de total ignorância. E sem mais, um abraço ao meu mestre Carlão.
Deborah Ribeiro

vcs, criticos!!! como toda massa populacional bestializada por tanta “VEJA” na cabeça, não passam de falsos moralistas. Quem de vcs realmente se preocupam com quem morreu no forjado 11 de setembro? As vezes chego a pensar que essa galera faláciosa gostariam de uma outra ditadura pra reorganizar sues conceitos de COMUNISTA. E se o professor precisa fazer um teatro na sala de aula pra chamar atenção dos alunos é pq vcs senhores pais não educam seus filhos para se tornarem cidadãos críticos e capazes de aceitarem ou recusarem o que lhes convir.
Venham debater comigo o caso desse que é um dos melhores professores de História que já tive: thiago-btu@hotmail.com (msn e e-mail).
Sou thiago e faço Ciências sociais na Unesp.
Thiago Castro
Universitário já? Escrevendo assim? Estamos fritos.

SOBRE COMENTÁRIOS:
– Peço aos leitores habituais do blog que evitem adjetivações. A questão é debater o mal, não sintoma.
– Os fãs de Carão podem mandar comentários. Serão recusados:
1 – os que fazem a apologia do terrorismo. No meu blog, não!;
2 – imbecis que supõem que o 11 de Setembro foi uma criação americana;
3 – delinqüentes que sustentam que os americanos mereceram;

4 – manifestações preconceituosas contra qualquer povo, incluindo o americano;
5 – E aceito a bibliografia que mostre que toda a indústria americana é subordinada ao setor bélico.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.