Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

As hordas bárbaras de Bebel contra Goffredo da Silva Telles Jr. Ou: Sobre o fim das ditaduras

Brucutus liderados pela Apeoesp, o sindicado da rede oficial de ensino de São Paulo, invadiram há pouco a Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, e interromperam um ato em homenagem ao centenário de nascimento do jurista Goffredo da Silva Telles. Sim. Bebel Noronha, a presidente da entidade, estva lá. Oh, não! Eles […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 01h22 - Publicado em 15 Maio 2015, 21h00
As hordas bárbaras de Bebel contra Goffredo da Silva Telles Jr. Ou: Sobre o fim das ditaduras A invasão dos bárbaros: o país já está com o saco cheio da ditadura dessa minoria A invasão dos bárbaros: o país já está com o saco cheio da ditadura dessa minoria

A invasão dos bárbaros: o país já está com o saco cheio da ditadura dessa minoria 

Brucutus liderados pela Apeoesp, o sindicado da rede oficial de ensino de São Paulo, invadiram há pouco a Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, e interromperam um ato em homenagem ao centenário de nascimento do jurista Goffredo da Silva Telles. Sim. Bebel Noronha, a presidente da entidade, estva lá. Oh, não! Eles nada têm contra Goffredo. Na verdade, eles nem sabem quem é. Ocorre que circulou o boato de que o governador Geraldo Alckmin estaria na cerimônia. Então os patriotas foram lá, com a delicadeza habitual. Um dos convidados ainda tentou conter a invasão.

— Olhem, estamos fazendo uma homenagem a um homem que foi muito importante para a democracia.
— De qual democracia você está falando?
— Democracia não tem adjetivos, meu amigo!
— Não estou vendo nenhum negro lá dentro.

E invadiu a sala. Uma outra senhora gritava ter o direito de fazer aquilo porque se dizia “educadora”…

Não deixa de ser emblemático que os atuais funcionários (a)morais do petismo, disfarçados de sindicalistas, ponham fim a um ato que honra a memória do autor da “Carta aos Brasileiros”. Talvez eu entenda. Afinal, é naquele texto, de 1977, que desafiava a ditadura, que Goffredo escreveu: “Reconhecemos que o Chefe do Governo é o mais alto funcionário nos quadros administrativos da Nação. Mas negamos que ele seja o mais alto Poder de um País. Acima dele, reina o Poder de uma Ideia: reina o Poder das convicções que inspiram as linhas mestras da Política nacional. Reina o senso grave da Ordem, que se acha definido na Constituição.” Serve para Dilma Rousseff, não?, a amigona de Bebel.

Continua após a publicidade

À sua maneira, vivemos também hoje sob a égide de uma ditadura. E, do mesmo modo, é crescente o número de brasileiros que não se conforma. Bebel e seus bárbaros são agentes da tirania em curso: violenta, desrespeitosa, sem limites, sem escrúpulos, que não distingue nem acata competências.

A Apeoesp liderou nesta sexta uma passeata onde anunciou a presença de 40 mil pessoas. Se tanto, havia 2 mil. A concentração se deu no Centro da cidade, onde fica a faculdade.

Aquela país da carta de Goffredo não aguentava mais a ditadura militar. O país de hoje não aguenta mais a ditadura dos companheiros de Bebel, que interrompem uma homenagem a Goffredo. Tudo faz sentido. Assim como acabou aquela tirania, esta também vai acabar.

Leiam, abaixo, texto que escrevi para a VEJA em julho de 2009, por ocasião da morte de Goffredo, ocorrida no dia 27 de junho daquele ano.
*
Que Goffredo não descanse em paz

Continua após a publicidade

Os fatos não se dividem, observou o escritor francês Anatole France (1844- 1924), em históricos e não históricos. A seleção, dizia, cabe ao historiador. Na verdade, as aspirações de uma sociedade, os valores influentes num dado momento, as correntes de opinião que tornam hegemônico um ponto de vista, tudo isso concorre para determinar o que é ou não “histórico”. O passado é permanentemente reescrito e é tão ou mais incerto do que o futuro. Pensei coisas semelhantes ao ler as justas homenagens ao jurista Goffredo da Silva Telles Jr., que morreu, aos 94 anos, no último dia 27. Professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pertencia à categoria dos “juristas”. Na imprensa, foi saudado por uma perífrase, por um feito que acabou se colando a seu nome e se tornando sinônimo: “O autor da Carta aos Brasileiros”.

No dia 8 de agosto de 1977, Goffredo leu um documento de 4.096 palavras que expressava um inequívoco repúdio à ditadura militar e pedia a volta da democracia. A data e o local estavam carregados de simbolismo: comemoravam-se, sob as arcadas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, os 150 anos da fundação dos cursos jurídicos no Brasil. Quatro meses antes, o presidente Ernesto Geisel havia fechado o Congresso para impor uma reforma política que garantisse a sobrevivência do regime. Curiosamente, era o preço que a ditadura cobrava para dar continuidade à distensão, à abertura “lenta e gradual”, que iria extinguir o AI-5 no ano seguinte. A história nunca é linear.

E era o impressionante déficit democrático do Brasil que Goffredo denunciava de forma insofismável. Passados 32 anos, nota-se que nem todos os princípios virtuosos da Carta foram incorporados ao patrimônio ético e moral da política. Há dias, referindo-se à formidável rotina de desmandos no Senado, o presidente Lula preferiu apontar supostos exageros da imprensa e ponderou: “José Sarney não é um homem comum”. Falava do outro ou de si mesmo? Vamos ao Goffredo da Carta:

“Reconhecemos que o Chefe do Governo é o mais alto funcionário nos quadros administrativos da Nação. Mas negamos que ele seja o mais alto Poder de um País. Acima dele, reina o Poder de uma Ideia: reina o Poder das convicções que inspiram as linhas mestras da Política nacional. Reina o senso grave da Ordem, que se acha definido na Constituição”.

Continua após a publicidade

Em sete tópicos, o professor resume os fundamentos do regime democrático, dos quais o Brasil estava apartado. Na seção Documentos de meu blog veja.abril.com.br/blog/reinaldo, publico a íntegra do texto. Sobre a distinção entre “o legal e o legítimo”, ele escreve:

“Partimos de uma distinção necessária. Distinguimos entre o legal e o legítimo. (…) Das leis, a fonte legítima primária é a comunidade a que as leis dizem respeito; é o Povo (…). A fonte legítima secundária das leis é o próprio legislador (…). Mas o legislador e os órgãos legislativos somente são fontes legítimas das leis enquanto forem (…) vozes oficiais do Povo”.

A ditadura brasileira, à sua maneira, era de “direito”, sustentava-se na lei. Mas qual era a sua fonte originária? Não era “o povo”. Naquele momento, a denúncia da ilegitimidade do aparato legal era uma questão de resistência democrática. A exemplo de qualquer documento, a Carta está sujeita a releituras extemporâneas. Hoje em dia, há quem pretenda usá-la como justificativa para afrontar a Constituição, tratada como mero “papel”. Em 1977, acusar a ilegitimidade do legal correspondia a fazer história. Repetir a acusação em 2009 é só uma farsa. Acusar a ilegitimidade do legal em 1977 distinguia os democratas; em 2009, distingue demagogos subordinados à voz das ruas.

Em vez de pregar a transgressão das leis, Goffredo faz uma defesa apaixonada do estado de direito, fundado na legitimidade democrática. Escreve:
“Proclamamos que o Estado legítimo é o Estado de Direito, e que o Estado de Direito é o Estado Constitucional. O Estado de Direito é o Estado que se submete ao princípio de que Governos e governantes devem obediência à Constituição”.

Continua após a publicidade

Assim, leitor, numa democracia, não é a legitimidade que promove ou tolera o desrespeito ao estado de direito, e sim o flerte com “o arbítrio de vetustos e renitentes absolutismos”. A fonte legitimadora da lei é a população, mas a fonte legitimadora do direito é a Constituição. O direito deve ser achado na lei, não nas ruas. A tirania exercida em nome do povo não é menos detestável do que a exercida por medo do povo.

Goffredo fez-se, assim, referência no combate à ditadura. Nesse processo, foi apropriado, de modo consentido, pelas esquerdas, sempre ágeis em reler o passado, como se os fundamentos de sua Carta não fossem os de uma democracia liberal. Limaram-se os relevos supostamente incômodos de sua biografia para fazer dele um “socialista” – ele próprio passou a se considerar assim. Seu passado de militante da conservadora Ação Integralista Brasileira foi eliminado. Não bastava.

Apagou-se da história o livro A Democracia e o Brasil: uma Doutrina para a Revolução de Março, de 1965, em que ele apresenta as suas sugestões para uma Constituição, digamos, à altura do movimento militar de 1964. O próprio site de Goffredo (www.goffredotellesjr.adv.br) “conserta” o passado segundo as injunções do presente e apenas cita o título, mas eliminando o subtítulo. Amigos seus tentaram fazer da obra a contribuição do iluminismo às trevas. Tudo mistificação. Nem ele, nessa obra, é muito iluminado nem o regime era ainda tão escuro. A nota preliminar não poderia ser mais eloquente:

“Este livro foi escrito muito antes da Revolução de Março. A necessidade de recorrer às armas para salvar o Brasil constitui a clara demonstração de que é rigorosamente verdadeira a crítica feita nestas páginas. A Revolução Vitoriosa foi a sublevação do Brasil autêntico, em consonância com os mais profundos anseios da Nação. Agora, no Brasil Novo, o que cumpre é não retornar às obsoletas, enganosas e nefastas fórmulas constitucionais, que iam levando o nosso País à desgraça. (…) O Brasil estava sendo falsificado. Aliás, a deturpação da realidade constitucional de nossa terra vem sendo feita há muito tempo. Não podemos mais tolerar a desfiguração da Realidade Brasileira e a sufocação do Espírito Nacional. Queremos que o Brasil tenha a Constituição que seja espelho da Nação”.

Continua após a publicidade

Definitivamente, não se trata de um adversário do “golpe”. Que eu saiba, o livro nunca foi reeditado. E esse é um dos desserviços que os mistificadores prestam à história do pensamento. A obra não desonra a biografia de Goffredo. Ao contrário: torna-o demasiadamente humano e nos informa que a história é também a história que dela se conta. Tivessem os militares acatado as suas sugestões, teria sido a Constituição de Goffredo mais, vá lá, “democrática” do que a de 1967, aquela “da ditadura”? Leiam vocês mesmos:
“Art. 46. O Colégio Eleitoral da República tem duas funções: a de eleger os Senadores Nacionais e a de se manifestar, com um ‘sim’ ou um ‘não’, sobre a idoneidade e aptidão de cada candidato à Presidência da República. Compõe-se dos Professores Catedráticos efetivos de todas as Faculdades oficiais de ciências sociais existentes no País, dos Ministros do Supremo Tribunal e dos Desembargadores dos Tribunais de Justiça” (pág. 83).

Qual dos “Goffredos” nos interessa? Ainda que possamos fazer a escolha moral pelo da “Carta de 1977?, o da “Constituição de 1965? pode ser até mais relevante para a compreensão da realidade. Por quê? Aquele de 1977 é o da história hoje consagrada como vitoriosa; o de 1965 é o da história que restou derrotada. Entender os motivos dos derrotados pode ser mais instrutivo do que dividir os despojos da conquista com os vitoriosos. Ao menos para o pensador.

Que Goffredo não descanse em paz e que sua obra, a completa, continue a importunar os vivos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.