Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ALCKMIN SE ELEGE NO PRIMEIRO TURNO EM SP; PT NAUFRAGA

Vejam os números do Datafolha para o governo de São Paulo: CENÁRIOS COM ALCKMIN – em % COM CIRO Alckmin (PSDB) 50 Ciro (PSB) 14 Maluf (PP) 10 Soninha (PPS) 7 COM MARTA Alckmin 50 Marta (PT) 14 Maluf 8 Soninha 7 COM CIRO E RUSSOMANO Alckmin 51 Ciro 16 Soninha 8 Russomano (PP) 6 […]

Vejam os números do Datafolha para o governo de São Paulo:

CENÁRIOS COM ALCKMIN – em %

COM CIRO

Alckmin (PSDB)

50

Ciro (PSB)

14

Maluf (PP)

10

Soninha (PPS)

7

COM MARTA

Alckmin

50

Marta (PT)

14

Maluf

8

Soninha

7

COM CIRO E RUSSOMANO

Alckmin

51

Ciro

16

Soninha

8

Russomano (PP)

6

COM MALAUF, SONINHA E PALOCCI

Alckmin

54

Maluf

10

Soninha

9

Palocci

4

CENÁRIOS COM SERRA – EM %

COM MARTA

Serra (PSDB)

44

Marta

19

Maluf

10

Ivan Valente (PSOL)

3

COM PALOCCI

Serra

55

Palocci

7

Ivan Valente

5

Paulo Skaf (PSB)

3

Como se nota, a situação do PT em São Paulo é dramática. Os números até poderão variar um pouco até outubro, mas não há personagens desconhecidos aí entre os nomões. A famosa teoria do “recall” nem sempre é empregada com o devido cuidado. Se uma figura permanece na memória do eleitor, algum motivo há. Eu diria, por exemplo, que o “recall” de Paulo Maluf é altíssimo. E ele certamente odeia esse fato, não é mesmo?

Marta e Antonio Palocci, sem dúvida, são muito conhecidos. E o desempenho dos dois na pesquisa é pífio. Alckmin também é muito conhecido — já governou São Paulo. O resultado da pesquisa é compatível com o governador que deixou o cargo com um índice altíssimo de aprovação. E que venceu a disputa contra Lula em São Paulo, não custa lembrar.

Como se vê acima, Alckmin e Serra se elegeriam no primeiro turno. O nome do PT com o melhor desempenho é Marta Suplicy, com parcos 19%, mas num cenário improvável, em que Serra seria candidato ao governo. E ele não será. Vai disputar a Presidência da República.

As eleições estaduais também devem ser postas no caldeirão de considerações dos analistas. O presidenciável Serra tem um aliado fortíssimo como candidato ao governo de São Paulo, o que ajuda a consolidar os votos que tem no Estado para a Presidência da República. Os números deixam claro por que são ociosas as especulações sobre quem será o nome tucano ao governo: será Geraldo Alckmin.

A pesquisa também evidencia que Serra tem um alto potencial de transferência de votos no Estado: 39% disseram que votariam num nome indicado por ele; 18% disseram que poderiam votar. Restará ao PT tentar fazer um senador (ver abaixo).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s