Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

A universidade do Fórum de São Paulo

A Folha noticiou hoje, veja nota às 6h03, que o governo vai criar um treco chamado Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). Na verdade, a proposta integra um pacote que traz umas 18.937 medidas na área de educação, conforme informa hoje o Estadão. Entre outras coisas, há propostas para fornecer merenda e transporte escolar para […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 20h06 - Publicado em 8 dez 2007, 16h23

A Folha noticiou hoje, veja nota às 6h03, que o governo vai criar um treco chamado Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). Na verdade, a proposta integra um pacote que traz umas 18.937 medidas na área de educação, conforme informa hoje o Estadão. Entre outras coisas, há propostas para fornecer merenda e transporte escolar para alunos de segundo grau e um programa para a qualificação de professores de química, física, biologia e matemática. Algumas medidas já foram anunciadas, outras são novas, mas tudo será embalado num novo pacote. O governo Lula é craque em reciclar o que já existe e vender como se fosse matéria-prima original. É tanta medida “ao mesmo tempo agora”, que só cabe uma conclusão: falta é senso de prioridade.

Do conjunto da obra, no entanto, a tal da Unila chama a atenção. O pretexto meritório, de mercado, é que a universidade vai atender aos interesses do Mercosul, com alunos e professores brasileiros e da América Latina, aula bilíngüe, em português e espanhol etc e tal… O cheiro é péssimo. É o pior possível. Vamos ver:
– Quem vai se encarregar, e já está se encarregando, de formar profissionais para atuar no comércio do Mercosul é o mercado;
– No que diz respeito à relação entre os países, a tarefa cabe ao Itamaraty.

O que a tal da Unila vai produzir? “Intelequituais” especializados em movimentos sociais da América Latina. Nada além. Se essa estrovenga for mesmo adiante, vamos conversar depois de uns três ou quatro anos de funcionamento da dita-cuja. Vocês vão ver no que vai se transformar a Unila. Mais: o campus vai ficar na Tríplice Fronteira, uma área comprovadamente infiltrada pelo terrorismo islâmico. Quando se juntar com a militância bolivariana, será realmente um estouro.

Lula exaltou anteontem as virtudes do Fórum de São Paulo, a entidade que congrega grupos de esquerda, legais e ilegais, da América Latina. O Fórum vai ter, finalmente, um curso superior.

Continua após a publicidade
Publicidade