Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Venda de imóveis novos sobe 27,1% no primeiro trimestre do ano

Apesar de melhora em relação a igual período do ano passado, vendas caem frente a último tri de 2020

Por Lucas Vettorazzo Atualizado em 24 Maio 2021, 06h37 - Publicado em 24 Maio 2021, 10h04

As vendas de imóveis novos no país subiram 27,1% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2020, segundo dados divulgados na manhã desta segunda pela CBIC. No total, 53.185 novas unidades foram vendidas entre janeiro e março deste ano.

A melhora no início do segundo ano de pandemia ocorre a despeito do grave impacto social provocado pela Covid-19 no país. O setor imobiliário experimentou melhora de vendas a partir do segundo semestre do ano passado, em razão, entre outros motivos, dos juros mais baixos e da pouca atratividade dos investimentos em renda fixa. A necessidade de isolamento social e do trabalho remoto também levaram a uma busca maior por novas moradias em alguns setores da sociedade. 

Na passagem do quarto trimestre do ano passado para o primeiro trimestre deste ano, contudo, o mercado sofreu queda de 12,4% nas vendas de imóveis novos na esteira da alta dos preços dos materiais de construção e do agravamento da pandemia no período. A piora de cenário foi antecipada pelas incorporadoras que lançaram 58% menos unidades no primeiro trimestre deste ano ante ao último trimestre de 2020.

Publicidade