Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Tribunal do Trabalho derruba exigências contra Covid-19 fora da norma

TST reverteu decisão que obrigava JBS a testar em massa seus funcionários

Por Lucas Vettorazzo Atualizado em 7 jul 2021, 11h27 - Publicado em 7 jul 2021, 17h30

Ministros do Tribunal Superior do Trabalho têm derrubado decisões de instâncias inferiores que obrigam empresas a cumprirem protocolos sanitários contra a Covid-19 que não estejam presentes em leis ou normas dos ministérios da Saúde, da Economia e da Agricultura. 

Recentemente, por exemplo, o ministro Alexandre Agra Belmonte atendeu a um recurso da gigante de proteína animal JBS e suspendeu em caráter liminar uma decisão que obrigava a empresa a realizar a testagem em massa dos funcionários em sua fábrica em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A determinação partiu da primeira instância a pedido do Ministério Público do Trabalho. 

Belmonte explicou em sua decisão que não há como impor à empresa “obrigação daquilo que não encontra previsão legal, nem se justifica por meio da eficácia da medida imposta perante os estudos científicos expendidos sobre o tema”. 

Publicidade