Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

STF garantirá regime democrático ‘a qualquer preço’, diz Fux

Presidente do Supremo fez um balanço de um ano à frente da Corte; segundo ele, o STF é ‘exemplo de democracia’ diante dos ‘inúmeros desafios’ do país

Por Lucas Vettorazzo 22 set 2021, 19h18

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, fez na tarde desta quarta um balanço de um ano à frente da mais alta corte do país. 

O ministro, cujo mandato vai até 2022, disse que os integrantes do STF seguem “conscientes e firmes” no propósito de “salvaguardar o regime democrático e a higidez do texto constitucional”. 

O magistrado disse que esses valores serão perseguidos “qualquer que seja o preço político que tenhamos que pagar”. 

Ele lembrou ainda que o último ano foi atípico para a corte em razão da pandemia de Covid-19 e também por conta do trabalho remoto dos ministros. 

Fux afirmou que o Supremo é um “exemplo vivo de democracia”, que deriva do “dissenso institucionalizado”, sem espaço para a “discórdia visceral” ou para o “caos generalizado”. 

As palavras servem como recado ao presidente Jair Bolsonaro, que no mês passado esticou o quanto pôde a corda com o STF, mas teve que recuar depois que os atos golpistas do feriado de 7 de Setembro, apesar de terem levado milhares às ruas, foram menores do que o esperado pelo Planalto e seus apoiadores. 

“Mesmo diante de todo o sofrimento vivenciado pelo povo brasileiro durante esse período de pandemia, mesmo diante dos inúmeros desafios político-institucionais enfrentados, nunca houve – e nunca haverá – qualquer espaço para o desânimo por parte deste Tribunal, porquanto seguimos conscientes e firmes no nosso propósito de salvaguardar o regime democrático e a higidez do texto constitucional, qualquer que seja o preço político que tenhamos de pagar”, afirmou Fux.

Continua após a publicidade
Publicidade