Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Mariana Muniz. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Secretário de Saúde no Piauí lamenta “exploração política” da cloroquina

Deputado Hélio Negão, aliado de Bolsonaro, postou que remédio está "curando" pacientes em Floriano (PI)

Por Evandro Éboli Atualizado em 30 jul 2020, 18h56 - Publicado em 13 Maio 2020, 16h56

O secretário de Saúde de Floriano (PI), James Rodrigues, tem receio de que os resultado positivo anunciado pelo município de sucesso no uso da cloroquina em casos iniciais da Covid-19 se torne uma “exploração política”.

Aliados de Jair Bolsonaro – que desde o início da pandemia tem defendido o uso da cloroquina – estão divulgando o tratamento usado em Floriano como a cura da doença, o que incomoda e muiti o secretário.

Nas suas redes sociais, o deputado Helio Negão (PSL-RJ), parlamentar mais próximo ao presidente, postou com alarde que “hospital no Piauí cura pessoas da Covid-19 e esvazia UTIs com o uso da cloroquina”.

James Rodrigues não é médico. É advogado, mas atua próximo das autoridades de saúde e com os responsáveis pelo tratamento dos pacientes.

“Nos preocupa muito essa exploração política. Não pode. No Brasil há uma divisão: esquerda é contra a cloroquina e a direita é a favor. Não é assim. As evidências que temos aqui são pequenas. Em vez de ficar com braços cruzados estamos buscando alternativas. É o uso da medicação na hora certa com o protocolo correto”, disse Rodrigues ao Radar, que ênfase de que não estão inventando nada.

“Não descobrimos a cura da Covid. Descobrimos um caminho. Não esperamos um paciente com esses sintomas ir para a casa e aguardar ser positivado. É muito delicado. E já entramos com o protocolo. Nossos resultados nos mostram, até agora, que estamos entrando com a medicação no timing devido.”.

Continua após a publicidade

Nesse momento, segundo o secretário, 21 pacientes estão sendo tratados em casa com uso da cloroquina. Alguns deles testaram positivo para o coronavírus, outros estão com síndrome gripal forte.

Floriano é uma cidade de 60 mil habitantes, mas centro de uma região que totaliza 500 mil habitantes. Dos 10 leitos de UTI da cidade, apenas 3 estão ocupados.

O secretário alerta que não se pode reduzir o debate ao uso da cloroquina ou não.

“Usado na composição correta, ajuda a enfraquecer o processo inflamatório no início. Diminui os efeitos da infecção, mas não age sozinho”.

Abaixo, a postagem do deputado aliado de Bolsonaro falando em “cura” da doença.

///Reprodução

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade