Clique e assine com 88% de desconto
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Pedro Carvalho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Potencial da energia solar equivale a 200 vezes a matriz elétrica brasileira

Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao governo federal, aponta um potencial de geração quase 30 mil gigawatts (GW) no país a partir da fonte solar. O número, que será anunciado no Brasil Solar Power, que começa na amanhã, no Rio de Janeiro, é superlativo: é superior à somatória do potencial das demais fontes […]

Por Da Redação - Atualizado em 8 fev 2017, 17h57 - Publicado em 29 jun 2016, 08h01
Let the sun shine

Let the sun shine

Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao governo federal, aponta um potencial de geração quase 30 mil gigawatts (GW) no país a partir da fonte solar.

O número, que será anunciado no Brasil Solar Power, que começa na amanhã, no Rio de Janeiro, é superlativo: é superior à somatória do potencial das demais fontes de geração no país e equivale a mais de 200 vezes a capacidade instalada da atual matriz elétrica brasileira, de 143 GW.

Apenas na geração por meio de usinas solares de grande porte, foram identificados 28,5 mil GW em potencial, numa análise que considera apenas espaços com viabilidade técnica, excluindo regiões ambientalmente protegidas, como Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica.

Publicidade

A questão, agora, é como viabilizar esse mar de possibilidades. Boa parte dos empreendimentos que foram vendidos nas últimas licitações exclusivas para a fonte estão patinando em meio à escalada do dólar, financiamento escasso e a necessidade de conteúdo nacional dos equipamentos.

Publicidade