Clique e assine a partir de 9,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Para comprar mineradora, Vale deve fazer compliance ambiental

Decisão é da 5ª Vara Federal Cível do Distrito Federal em ação popular proposta por senadora do PSL

Por Mariana Muniz - 6 nov 2019, 20h19

A 5ª Vara Federal Cível do Distrito Federal decidiu que a mineradora Vale só pode comprar a Ferrous mediante a apresentação de um compliance ambiental.

De acordo com a decisão, dada em uma ação popular apresentada pela senadora Soraya Thronicke, o programa de conformidade deve ser aprovado pela União.

“Se em 30 dias a VALE S/A não apresentar ao juízo documentos que demonstrem que está organizando a implantação da sua compliance ambiental, nos moldes internacionais, ou está contratando empresa para tal finalidade, a aquisição será de plano anulada”, diz a juíza Diana Wanderlei.

A ação popular foi proposta contra a decisão do Cade que autorizou a compra da Ferrous pela Vale. Entre os argumentos apontados, dizem que a transação foi autorizada sem que fossem analisadas questões estruturais da Vale – que contabiliza dois desastres ambientais num espaço de três anos.

Publicidade