Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

OAB analisará proposta de voto online para as eleições da entidade

Objetivo é modernizar pleito e permitir acesso ao voto a mais eleitores

Por Lucas Vettorazzo Atualizado em 24 ago 2021, 07h36 - Publicado em 24 ago 2021, 08h02

O Conselho Federal da OAB deve analisar nesta terça a proposta de adoção do voto online nas eleições das seccionais da entidade nos estados, previstas para novembro. 

A crítica é que as eleições das seccionais da OAB nos estados ocorrem de forma presencial na sede das entidades ou nas subseções em alguns municípios. Como a votação abarca todo o estado, muitas vezes advogados do interior precisam percorrer longas distâncias até o local de votação e o percentual de abstenções é elevado.  

O advogado Leonardo Sica, pré-candidato à presidência da seccional de São Paulo, irá defender o voto remoto na reunião desta terça. Ele afirma que alterações no modelo eleitoral representariam a modernização do pleito da entidade. 

Em São Paulo, que é a maior seccional da OAB do país, este debate é sensível justamente pelo elevado número de advogados no interior que poderiam contribuir com as eleições da ordem, mas que não participam do processo eleitoral por questões geográficas.

Continua após a publicidade
Publicidade