Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

‘O Reformatório Nickel’ leva Prêmio Pulitzer de ficção 2020

Obras do autor norte-americano Colson Whitehead são editadas no país pela HarperCollins

Por Manoel Schlindwein 5 Maio 2020, 19h32

O escritor norte-americano Colson Whitehead se tornou o primeiro autor a vencer o Prêmio Pulitzer de ficção por duas obras seguidas. Após receber o prêmio em 2017 com a obra The Underground Railroad, o autor ganhou a premiação ontem com o livro O Reformatório Nickel, ambos lançados no Brasil pela HarperCollins.

Com isso, Whitehead entra na seleta lista de autores que ganharam o prêmio duas vezes, façanha que até então só fora alcançada por Booth Tarkington (1919 e 1922), William Faulkner (1955 e 1963) e John Updike (1982 e 1991).

O Pulizter é considerado o prêmio literário mais importante dos Estados Unidos e um dos mais relevantes do mundo.

A obra vencedora da edição deste ano é ambientada em torno de um reformatório que funcionou por mais de um século na Califórnia e acabou com a vida de centenas de meninos negros. O livro registra a história de Elwood Curtis, um jovem que que vai parar no local por um crime cometido por outra pessoa.

Continua após a publicidade
Publicidade