Clique e assine com até 92% de desconto
Radar Por Gabriel Mascarenhas (interino) Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Mais novo partido do Brasil, UP lança candidaturas em 10 Estados

Moradia popular é uma das principais bandeiras da sigla.

Por Manoel Schlindwein Atualizado em 30 set 2020, 20h32 - Publicado em 1 out 2020, 15h32

O leitor que perdoe o trocadilho, mas não é exagero dizer que o UP, mais novo partido político do Brasil, terá pela frente uma eleição cheia de “altas aventuras”.

Autorizada pelo Justiça Eleitoral em dezembro de 2019 a disputar as eleições, a Unidade Popular lançou candidaturas a prefeito em 15 municípios de 10 Estados. Em 18 municípios, alguém do UP compõe chapa como vice-prefeito. O partido disputa ainda assentos na câmara de vereadores de 100 municípios.

As capitais Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Maceió (AL), Recife (PE) e Teresina (PI) contarão com candidaturas ao paço municipal. O partido de esquerda tem como uma das principais bandeiras a moradia popular.

É em Pernambuco onde o partido conseguiu maior adesão. Caruaru e Jaboatão dos Guararapes contam com chapas-puras. A capital Recife terá um candidato a vice prefeito. Há ainda outros 20 candidatos a vereador em diversos municípios do Estado.

As informações são do TSE e foram compiladas pelo economista Arthur Fisch. Consultor de inteligência eleitoral da plataforma Confirma, ele também atua como pesquisador da FGV, onde participou do desenvolvimento da base de dados eleitorais CEPESPData.

Continua após a publicidade
Publicidade