Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Estados da Amazônia criam consórcio regional

Os nove governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal decidiram, durante o 12º Fórum de Governadores da Amazônia, criar um Conselho de Desenvolvimento que deverá, entre outras funções, nortear a criação de uma autarquia para defender os interesses regionais. A iniciativa é parecida com a lançada há duas semanas pelos estados da região central. Os governadores […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 00h02 - Publicado em 24 nov 2015, 13h15
Jatene: presidente de novo órgão

Jatene: presidente de novo órgão

Os nove governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal decidiram, durante o 12º Fórum de Governadores da Amazônia, criar um Conselho de Desenvolvimento que deverá, entre outras funções, nortear a criação de uma autarquia para defender os interesses regionais.

A iniciativa é parecida com a lançada há duas semanas pelos estados da região central.

Os governadores lançaram a Carta de Belém, que fixa como objetivos do consórcio “o desenvolvimento e a integração regional, com a realização de estudos, elaboração de projetos e captação de investimentos”.

O órgão será bancado por meio de um fundo abastecido pelos Estados, mas também aberto a aportes públicos e privados, nacionais ou internacionais.

A formalização da criação do conselho e da autarquia deverá ser feita no 13º Fórum de Governadores da Amazônia, em março do ano que vem. O presidente será o governador do Pará,  Simão Jatene (PSDB).

 

Continua após a publicidade
Publicidade