Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Deputado quer repatriar crianças brasileiras deportadas dos EUA ao Haiti

Menores de idade, filhos de pais haitianos, foram mandados de volta ao país caribenho após tentativa de atravessar fronteira do México

Por Laísa Dall'Agnol Atualizado em 28 set 2021, 16h54 - Publicado em 29 set 2021, 08h30

O deputado federal Gurgel (PSL-RJ) solicitou, nesta terça, a repatriação de ao menos 30 crianças brasileiras deportadas dos Estados Unidos para o Haiti na última semana. Os pedidos foram feitos ao Itamaraty e ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

De acordo com informações da Organização Internacional para as Migrações da ONU, obtidas pela BBC News Brasil, as crianças — todas com até três anos de idade — estavam acompanhadas dos pais haitianos e saíram do Brasil em direção ao México a fim de cruzar a fronteira com os Estados Unidos.

Nos ofícios encaminhados às autoridades, o parlamentar afirma que a Constituição brasileira assegura a repatriação aos cidadãos que estejam em risco no exterior e sem recursos para chegar ao Brasil. O deputado também solicita que as crianças sejam trazidas acompanhadas dos pais e que o governo brasileiro identifique a quantidade exata de brasileiros deportados dos EUA.

Em meio às crises política, econômica e humanitária no Haiti, cerca de 15 mil haitianos tentaram atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos apenas na última semana, mostram os dados da ONU.

Entre janeiro e agosto deste ano, a Comissão Mexicana de Ajuda a Refugiados já registrou 51 000 pedidos por asilo ou refúgio em território mexicano. 

Continua após a publicidade

Publicidade