Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Controle da mídia

Marcelo Crivella apresentou projeto no Senado para autorizar o governo a controlar publicações da imprensa referentes à saúde. Pela proposta, reportagens sobre medicamentos e terapias, antes de publicadas, teriam de cumprir requisitos estabelecidos pela “autoridade sanitária”. Um dos artigos do projeto prevê que “a publicação de matérias de cunho jornalístico ou de difusão de informação […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 09h53 - Publicado em 19 dez 2011, 09h03

De olho nas reportagens sobre saúde

Marcelo Crivella apresentou projeto no Senado para autorizar o governo a controlar publicações da imprensa referentes à saúde. Pela proposta, reportagens sobre medicamentos e terapias, antes de publicadas, teriam de cumprir requisitos estabelecidos pela “autoridade sanitária”.

Um dos artigos do projeto prevê que “a publicação de matérias de cunho jornalístico ou de difusão de informação científica sobre medicamentos e terapias deverá ser acompanhada de mensagem que informe, no mínimo, o nome, o volume e a data da publicação científica em que foram publicados os resultados dos estudos, na forma do regulamento estabelecido por órgão federal”.

O projeto ainda especifica que, “a critério da autoridade sanitária”, poderá ser exigida a publicação de informações que o governo considere importante sobre determinado medicamento. Crivella justifica:

— Matérias jornalísticas sobre medicamentos e terapias têm sido cada vez mais frequentes… Essa divulgação, feita sem normas, tem resultado na criação de expectativas infundadas, no aumento da demanda a serviços de saúde e – o mais grave – no uso irracional de medicamentos.

Continua após a publicidade

Publicidade