Clique e assine a partir de 8,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Brasil vai pedir indenização à Alemanha por crime de guerra

No período pré-guerra, alemães colonizaram militarmente uma cidade no Sul do país

Por Pedro Carvalho - Atualizado em 19 jan 2018, 15h12 - Publicado em 19 jan 2018, 08h48

É uma ação curiosa. O primeiro passo para que a Alemanha reconheça o Canal de Linguado, em São Francisco do Sul (SC), como crime de guerra, será dado no próximo dia 31, com o encontro em São Paulo entre representantes do Ministério Público, da cidade de São Francisco do Sul e do consulado alemão.

No período pré-guerra, alemães colonizaram militarmente a cidade, com apoio de Getúlio Vargas. Por meio de um decreto, Vargas autorizou o aterro do Canal e a construção de uma ferrovia para escoar o armamento bélico.

O impacto ecológico na região foi pesado. Além de provocar o desparecimento do linguado e dos manguezais, o aterro contamina os peixes pelo material ferroso e concreto, ocasionando doenças às comunidades ribeirinhas.

A indenização, caso aconteça, será usada para a recuperação ambiental da região. São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do país. O acordo é intermediado pela professora de direito internacional da USP, Maristela Basso.

Continua após a publicidade
Publicidade