Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Bolsonaro vai entregar tratores para índios no Mato Grosso

Evento é parte de seminário da Funai sobre desenvolvimento econômico e sustentabilidade para comunidades indígenas

Por Laísa Dall'Agnol Atualizado em 17 ago 2021, 12h56 - Publicado em 17 ago 2021, 12h36

De passagem pelo Mato Grosso na próxima quinta, o presidente Jair Bolsonaro deverá entregar tratores para comunidades indígenas do estado.

O evento será parte do encerramento de um seminário de três dias da Funai sobre ‘Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade’.

O objetivo, diz o governo, é contribuir para a autonomia dos povos indígenas por meio do desenvolvimento de atividades econômicas, impulsionando a produção sustentável nas aldeias.

Nas últimas semanas, Bolsonaro tem movimentado a agenda — os compromissos vão desde a entrega de casas populares a inspeções em treinamentos militares.

Em encontro com grupos indígenas ‘pró-governo’ no Planalto na semana passada, ele defendeu a exploração de reservas e afirmou que os índios não querem ser isolados. “Tem muito indígena que fala português igualzinho ao nosso, eles desejam até pagar imposto”, declarou na ocasião.

O tom foi bem diferente daquele visto no final de junho, quando outros grupos indígenas foram protestar perto da Câmara contra projeto que mudava a demarcação de terras indígenas. O ato terminou com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Continua após a publicidade
Publicidade