Black Friday “rouba” vendas do Natal
A Black Friday deste ano surpreendeu, tanto no movimento intenso nos shoppings, quanto nas vendas on-line, que subiram 44% na comparação anual. Mas os varejistas não assim tão animados. A avaliação é que os consumidores aproveitaram os descontos para antecipar as compras de Natal. De acordo com empresário do ramo de shopping centers, os lojistas tem reduzido as […]
A Black Friday deste ano surpreendeu, tanto no movimento intenso nos shoppings, quanto nas vendas on-line, que subiram 44% na comparação anual. Mas os varejistas não assim tão animados. A avaliação é que os consumidores aproveitaram os descontos para antecipar as compras de Natal.
De acordo com empresário do ramo de shopping centers, os lojistas tem reduzido as encomendas para o final de dezembro. Preferem o risco de ficar sem peças para reposição a começarem 2016 com muito estoque.
Para o comércio eletrônico, a percepção é semelhante. Um relatório elaborado pelo Citi mostra que em 2013, 17,8% das vendas dos 30 dias que antecedem o Natal foram feitas na data promocional, número que subiu para 19,7% no ano passado.
A previsão do banco é que esse percentual siga em alta neste ano, diante da renda menor, do crédito apertado e da menor confiança do consumidor.