Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Mariana Muniz. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Associação vai à Justiça para suspender sessões de julgamento do Carf

Unafisco Nacional quer a realização de concurso público para representantes dos contribuintes

Por Mariana Muniz Atualizado em 26 nov 2020, 19h01 - Publicado em 26 nov 2020, 18h33

A Unafisco Nacional, entidade que representa os auditores fiscais da Receita, vai à Justiça Federal na próxima segunda-feira para suspender todas as sessões de julgamento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A associação quer que as sessões do Carf não aconteçam até que a Justiça analise um outro pedido — o de realização de concurso público para a seleção de representantes dos contribuintes no tribunal.

A ação civil pública que será protocolada pela entidade pede ainda que sejam suspensas novas nomeações de conselheiros representantes dos contribuintes, “até que sobrevenha ato normativo que atenda os princípios basilares que regem a administração pública no que concerne ao provimento de cargo público – conselheiros”.

De acordo com os auditores, o modelo atual de indicação dos conselheiros gera perdas bilionárias para os cofres públicos, já que seriam majoritariamente favoráveis ao contribuinte.

Continua após a publicidade
Publicidade