Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

As óperas de Simonsen

Um conjunto de textos inéditos – e surpreendentes – de Mario Henrique Simonsen estará à disposição do público nos próximos dias. Nenhum deles passa perto da economia. São críticas de grandes óperas. Os textos estavam até há pouco tempo esquecidos numa pasta e foram encontrados por sua mulher, Iluska. Simonsen, um dos mais refinados intelectuais […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 10h08 - Publicado em 19 nov 2011, 02h04

Textos inéditos – Ópera por Simonsen: trabalho primoroso de um intelectual refinado

Um conjunto de textos inéditos – e surpreendentes – de Mario Henrique Simonsen estará à disposição do público nos próximos dias. Nenhum deles passa perto da economia. São críticas de grandes óperas.

Os textos estavam até há pouco tempo esquecidos numa pasta e foram encontrados por sua mulher, Iluska. Simonsen, um dos mais refinados intelectuais brasileiros e profundo conhecedor de ópera e música clássica, escreveu-os a partir de uma espécie de desafio feito pela Insight Comunicação: analisar e explicar as dez maiores óperas já escritas, de acordo com sua avaliação.

Como ficou doente, deu tempo de debruçar-se apenas sobre três — Don Giovanni, Tristão e Isolda e Otello — e escrever o ensaio de introdução ao tema.

No estojo Ópera por Simonsen, constam ainda CDs com as óperas selecionadas. É um trabalho primoroso, didático e apaixonado do ex-ministro da Fazenda, que foi também crítico musical de VEJA por dez anos.

Diz Simonsen em certo trecho do primeiro dos quatro volumes: “O perigo é se apaixonar pela ópera e querer ouvi-la todo dia, ou quase. A paixão pela música cria uma forma de dependência psicológica. Só que essa dependência leva à felicidade, e não à autodestruição”.

Quem quiser ler os textos de Simonsen na íntegra pode acessar a partir de segunda-feira o link www.insightnet.com.br/operasimonsen

Continua após a publicidade
Publicidade