Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Robson Bonin
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

#ARQUIVO#27/11/2006 – 1º/12/2006

  Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2006 <!– –> GOVERNOA novela Gil 1 | 18:10 O presidente Lula e Gilberto Gil acabam de encerrar uma conversa de uma hora e meia no Palácio da Alvorada, testemunhada apenas por Flora, mulher do ministro. Lula falou do pé, da viagem à Nigéria, até que de súbito, disparou: “Gil, você […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 22h55 - Publicado em 9 dez 2006, 00h58

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>

<!–

–>


  Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2006
GOVERNO
A novela Gil 1 | 18:10

O presidente Lula e Gilberto Gil acabam de encerrar uma conversa de uma hora e meia no Palácio da Alvorada, testemunhada apenas por Flora, mulher do ministro. Lula falou do pé, da viagem à Nigéria, até que de súbito, disparou: “Gil, você vai ficar comigo ou não vai?”. 

A novela Gil 2 | 18:07
O ministro foi diplomático. Falou de suas realizações, das barras que segurou, que preferia sair para poder voltar a cuidar de sua carreira e indicou o secretário-executivo Juca Ferreira para seu lugar. Lula, porém, insistiu. Pediu a Gil que pensasse mais uma semana antes de baterem o martelo. A permanência dele no Ministério da Cultura virou uma novela digna de Janete Clair.
INDÚSTRIA
A farra do cimento | 18:04
 O consumo de cimento no Brasil este ano superou as expectativas mais otimistas, que apontavam um crescimento em torno dos 5%, e deverá fechar o ano em torno dos 8% – quase três vez a expansão do PIB, estimada em 2,7%.  A explicação para essa disparidade: a expansão do crédito habitacional e o próprio crescimento do consumo entre as classes C, D e E, que alcançou a faixa dos 8%.

FAST FOOD
McDonald’s tenta se enquadrar | 08:53

Continua após a publicidade

O McDonald’s Brasil está mandando para o espaço a gordura trans – a nova vilã da alimentação. Ainda este mês, a cadeia americana anunciará que em todos os seus 1 146 pontos de venda já não servem mais alimentos que contenham a famigerada substância, que apavora os cardiologistas.

Ano novo, dono novo | 08:52

A propósito, o JP Morgan, banco contratado para vender o McDonald’s Brasil, já marcou a data para a entrega das propostas: será em janeiro. A parada será decidida entre os brasileiros Pactual e GP e o fundo americano Capital Group.

BRASIL
Boquinha na Baixada | 08:14

Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública, quem diria, terminou no Irajá. Ele aceitou convite do prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias, para assumir a Coordenadoria dos Direitos Humanos daquele município da Baixada Fluminense. Luiz Eduardo foi puxador de legenda na chapa do PPS a deputado federal nas últimas eleições, mas naufragou por falta de votos.

SÃO PAULO
Os túneis da Marta | 06:49

A Prefeitura de São Paulo vai cancelar a licitação e os contratos dos dois túneis sob a Avenida Brigadeiro Faria Lima inaugurados pela ex-prefeita Marta Suplicy faltando um mês para as eleições de 2004. A auditoria encomendada pela Prefeitura entregou ontem um relatório ao Ministério Público apontando diversas irregularidades. Constatou-se, por exemplo, que alguns itens tinham valores superiores na fase de pré-qualificação aos que constaram no edital de licitação. Além disso, aditamentos no contrato elevaram o valor da obra em 110% (91 milhões de reais) em relação ao contrato original – muito acima do limite de 25% estabelecido pela Lei das Licitações. A bola agora está com o MP.

LIVROS
Havelange – um produto Adidas? 1 | 06:01

Continua após a publicidade

João Havelange é um dos personagens principais de Invasão de campo: três listras, dois irmãos e uma briga de família, livro no qual a jornalista inglesa Barbara Smit traça a história do desenvolvimento do esporte como negócio. Em 1920, Adolf Dassler e seu irmão Rudolf herdaram do pai uma sapataria na Alemanha. Os dois se detestavam e cada um foi para um lado. Adolf batizou sua fábrica com uma junção de seus nomes: Adidas. Rudolf por sua vez fundou a Puma. Ao longo do livro, a autora mostra como Horst Dassler, filho de Adolf, operou comprando votos de delegados indecisos para eleger Havelange presidente da Fifa, em 1974.

Havelange – um produto Adidas? 2 | 06:00
Dois anos depois, Havelange retribuiu o apoio entregando à multinacional alemã exclusividade na comercialização de alguns dos principais eventos do futebol mundial. O livro sai em junho pela Zahar.
Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 1º de dezembro de 2006

  Quinta-feira, 30 de Novembro de 2006

SÃO PAULO
Sayad na Cultura | 19:35

Continua após a publicidade

José Serra está nesse momento a caminho de uma reunião com o economista João Sayad. Durante o encontro deverá ser batido o martelo sobre o convite que Serra lhe fez dias atrás para ocupar a Secretaria Estadual de Cultura. Ex-ministro do Planejamento no governo Sarney, Sayad foi secretário municipal de Finanças de São Paulo, na gestão de Marta Suplicy. Aos mais próximos, Sayad na tarde de hoje andou falando que diria “sim” a Serra.

POLÍTICA
Sem choro nem vela | 18:26

Para que não passe em branco: hoje faz um ano que José Dirceu foi cassado pela Câmara.

BRASIL
Micareta picareta na berlinda | 17:55
O procurador-geral eleitoral de Sergipe, Eduardo Pelella, quer impedir a posse do governador eleito Marcelo Déda. Ele apresentou ao TRE daquele estado pedido de cassação do registro da candidatura do petista. A solicitação é resultado de uma ação de investigação por abuso de poder político e de autoridade por parte de Déda, que contratou uma série de artistas como Fábio Jr, Daniel e Agnaldo Timóteo, em março, quando preparava-se para deixar a Prefeitura de Aracaju. Teoricamente, o tribunal tem até o dia da diplomação para julgar o caso.
Melhor um pássaro na mão? | 11:47
Diante do aumento do número de denúncias de tráfico de aves silvestres no Rio de Janeiro, o Batalhão Florestal da PM começou, em março deste ano, a planejar um conjunto de ações contra os passarinheiros ilegais. Foram realizadas 14 operações nesse período, que resultaram na captura de 239 animais. Entre eles: 13 araras, 39 coleiros, 42 canários e 8 trinca-ferros, entre outros. Os animais capturados foram encaminhados para zoológicos do estado.
PFL
Onda rosa | 08:01

Os Maia estão levando essa conversa de modernização do PFL a sério demais. Entusiasmados com o sucesso que fizeram na comunidade GLS graças a aprovação pela Câmara do projeto de criminalização da homofobia, o prefeito Cesar Maia, seu filho Rodrigo Maia, e o líder do partido no Senado, Agripino Maia, terão uma reunião hoje em Brasília onde, entre outros assuntos, a formação de uma ação parlamentar para aprovar o projeto no Senado.

A volta do blog de Maia | 08:00
Cesar Maia aproveita a viagem a Brasília para reunir-se com a cúpula pefelista e apresentar o projeto do seu novo blog, que deverá voltar ao cyberespaço na semana que vem.
GOVERNO
O petróleo é nosso | 07:48

Existe uma articulação peemedebista para fazer do ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, presidente da Petrobras. A avaliação de quem participa dessa urdidura é que José Sérgio Gabrielli, o petista que comanda a estatal, se fragilizou nas últimas semanas. Não custa o PMDB sonhar. Mas é difícil crer que o PT vai largar esse osso.

ENTRETENIMENTO
Copacabana dançou | 06:03

Os Rolling Stones desistiram de lançar em DVD a íntegra do show que fizeram para mais de dois milhões de pessoas, em fevereiro, na praia de Copacabana. Em janeiro, os Stones mandam para as lojas o DVD da turnê A bigger band, com cenas do mundo todo. Imagens do show carioca, só algumas. O tal DVD foi um dos argumentos usados na época do show pelas autoridades para convencer os moradores da cidade que o evento, organizado nos limites da responsabilidade, fosse autorizado. Sua veiculação mundo afora atrairia novos turistas ao Rio de Janeiro, dizia-se. Agora, resta esperar os Jogos Pan Americanos…

Continua após a publicidade
Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 30 de novembro de 2006

  Quarta-feira, 29 de Novembro de 2006

ECONOMIA
Racha no grupo Fasano 1 | 19:54

Continua após a publicidade
Após uma série de desentendimentos com Rogerio Fasano de quem era sócio há sete anos, o empresário João Paulo Diniz está deixando a sociedade nos hotéis e restaurantes de alto luxo no Rio de Janeiro e em São Paulo. João Paulo é dono de 30% dos negócios. Com sua saída, a família Fasano passa a ser a controladora de todo o grupo.
Racha no grupo Fasano 2 | 19:53

Pelo acordo firmado entre os sócios, João Paulo passará a Fasano suas ações nos restaurantes e, em troca, ficará com as Fornerias de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ele comprometeu-se a procurar um grupo hoteleiro forte para vender suas ações nos hotéis.

SEGURANÇA PÚBLICA
Banco de dados | 17:12
O Disque Denúncia vai unificar as informações de suas centrais em Campinas, Recife, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. Com isso criará um banco de dados com 1,4 milhão de fichas de denunciados com pelo menos três informações, como nome, endereço, placa do carro ou modus operandi desses suspeitos. São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Paraíba foram convidados a aderir ao sistema, mas até agora não se pronunciaram.
BRASIL
Agora vai | 17:05
Nem fast, nem slow. Para aqueles que acusam o governo de estar parado, o Ministério do Desenvolvimento Agrário abrirá amanhã seus salões para o jantar “Sabores dos territórios”, cujo destaque será a palestra do presidente internacional da Fundação Slow Food, o italiano Piero Sardo.
GOVERNO
Porque Lula não fala? | 12:07

Há exatamente um mês, embalado pela vitória consagradora nas urnas, Lula prometeu que daria uma entrevista coletiva naquela semana. Até agora, nada. No Palácio do Planalto, fala-se numa entrevista em dezembro – mas, escaldada, a turma de Lula não bate o martelo neste assunto por nada neste mundo.

GOVERNO
Sem comunicação | 07:32

Assim que acabou a eleição, Lula convenceu-se de que precisava chamar alguém para cuidar da área de comunicação do seu governo no segundo mandato. Uma pessoa que transitasse bem entre jornalistas e donos de veículos. Mas as sondagens para o nome escolhido pelo presidente não properaram. Agora, está tudo na estaca zero.

TELEVISÃO
A guerra pela Copa | 07:22

Caiu como uma bomba na Globo a proposta que a Record fará em dezembro a Fifa para comprar os direitos de transmissão das Copas de 2010 e 2014 – 180 milhões de dólares por cada copa. A Globo, que pagou 84 milhões de dólares para ter a exclusividade da Copa de 2006, tem feito a interlocutores do mercado publicitário algumas comparações para tentar mostrar que a proposta não faria sentido comercial. Diretores da emissora dão exemplos: o México que tem um PIB semelhante ao brasileiro pagou 90 milhões de dólares pela Copa deste ano. E a Itália, que tem um mercado publicitário muito maior que o brasileiro, pagou 140 milhões de dólares. “Como a Record pode pagar tanto?”, é a pergunta que a Globo tem feito.

Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 29 de novembro de 2006

  Terça-feira, 28 de Novembro de 2006
INTERNACIONAL
Humor britânico | 20:06

O diário londrino The Guardian publicou hoje uma relação das 100 personalidades mundiais que mais ajudaram a proteger o planeta em todos os tempos. Dois brasileiros figuram na lista: Chico Mendes (17º) e Dionisio Ribeiro Filho (42º), que morreu em 2005 por proteger uma reserva ecológica em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Há também nomes de ecologistas famosos como Al Gore, James Lovelock e Paul Johnson. Mas o que chama atenção mesmo é o 100º colocado, que entra na relação por divulgar meios de transporte livres da emissão de carbono: Papai Noel.

SENADO
Agripino está no jogo | 14:37
Reunida hoje num café da manhã, parte da cúpula do PFL comemorava a decisão do senador Renan Calheiros de reunir-se com o ex-presidente FHC em busca dos votos dos senadores tucanos na eleições para a Presidência da Casa. Os pefelistas entenderam a idéia do encontro como um sinal de que se a oposição for competente, vira o jogo no senado elegendo José Agripino Maia presidente. Hoje o PMDB tem 18 senadores – sendo que cinco deles não pensam em votar em Renan – e o PFL 17. O PSDB tem 14 e o PT 10.
GOVERNO
Lula na Nigéria | 13:19

Lula, que não está em seus melhores dias por causa da manchete de hoje da Folha de S. Paulo (ver nota postada às 13h06),vai esfriar a cabeça na África. À noite, ele embarca no Aerolula para a Nigéria. Celso Amorim acompanhará o presidente, que dará carona no avião presidencial ao seu colega paraguaio, Nicanor Duarte. É uma viagem do tipo  vapt-vupt: na sexta-feira, Lula já estará despachando em seu gabinete no Planalto.

TELEVISÃO
A Globo e o Paulistão | 13:17

Internamente, a Globo diz que assinará o contrato para ter a exclusividade do Campeonato Paulista de 2007 ainda esta semana. Há quase um mês desenrola-se uma pesada briga entre a emissora dos Marinho e a Record pelos direitos do evento. A Globo vai levar o Paulistão, mas teve que aumentar a sua proposta.

GOVERNO
Planalto tenso | 13:06

O Palácio do Planalto viveu momentos de tensão na manhã de hoje. Tudo por conta da principal reportagem da Folha de S. Paulo de hoje, cuja manchete é “Publicidade oficial ajuda a bancar TV de filho de Lula”. Os funcionários dividiram-se entre os (mais sensatos) preocupados com as revelações da reportagem e aqueles que bradavam contra as “elites”, como sempre ocorre nestas situações em que não conseguem explicar nada.

POLÍCIA FEDERAL
Moyses foi removido | 12:49
O delegado da Polícia Federal Moyses Ferreira, que conduziu as investigações sobre a “Operação Abafa” ocorrida no caso Freud Godoy, foi removido por seus superiores. Deixou a chefia da PF em Piracicaba e foi parar em Santos. O delegado Moyses ficou notório por ter intimidado três repórteres de VEJA há três semanas.

BEBIDAS
De cara nova | 11:30

Ganhará detalhes em verde-amarelo, e o nome do Brasil, a nova logomarca da Coca-Cola, que será adotada no país a partir de janeiro nas garrafas e latas no lugar do tradicional The Coca-Cola Company. É a primeira vez que a Coca autoriza um dos 200 países onde tem filiais a alterar a logo nos produtos. A mudança faz parte de uma estratégia de marketing da Coca-Cola para reforçar sua identidade com o Brasil, onde está presente desde 1941.

ELEIÇÕES 2006
Uma mixaria | 07:39

Um dos mais ricos usineiros do Nordeste, dono de um patrimônio declarado ao TSE de mais 235 milhões de reais, o candidato derrotado do PTB ao governo de Alagoas, João Lyra, está dando o beiço nos marqueteiros que cuidaram de sua última campanha. Deve à empresa de comunicação Confirma a bobagem de 1,2 milhão de reais.

PETROBRAS
Ligações perigosas | 07:09

Os telefonemas trocados entre o aloprado Hamilton Lacerda e Wilson Santarosa, às vésperas de estourar o escândalo do dossiê, pode comprometer o futuro do poderoso gerente de comunicação institucional da Petrobras. Mas não só na maior empresa do país. É que a descoberta dos telefonemas pegou Santarosa em meio a sua campanha para presidir a BR Distribuidora.

Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 28 de novembro de 2006

  Segunda-feira, 27 de Novembro de 2006
SEGURANÇA PÚBLICA
União contra o crime | 16:36

Polícias da Bahia, Pernambuco e Ceará uniram-se para pôr fim a uma onda de assaltos a executivos em centros de convenção, hotéis e aeroportos nas capitais de seus estados. O alvo são os laptops desses homens de negócios. A união de esforços deveu-se ao modus operandi dos assaltantes, que trocam de cidade após uma série de crimes. A quadrilha já foi identificada e as primeiras prisões são aguardadas para qualquer momento.

POLÍTICA
A representatividade da Câmara | 16:12

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) recorreu aos números para averiguar qual é a real representatividade dos deputados federais que tomam posse em janeiro. Somando os votos dos eleitos, sem incluir nessa conta seus suplentes, a nova Câmara foi eleita com 55% dos votos válidos na última eleição. Para temos de comparação, Lula levou 60,83% dos votos do segundo turno quando enfrentou apenas um adversário.

A mãe de todos | 07:35

Único parlamentar do PV a não comparecer a reunião com Lula, semana passada, Fernando Gabeira lamentou a decisão dos companheiros. “É um pequeno estelionato eleitoral que cometeram com todos aqueles a quem pedi voto Brasil afora”, diz. Gabeira, entretanto, não pretende deixar o PV, apesar do partido ter aderido à base governista. “Eu não saio do partido por causa deles, até porque eles é que saíram de mim”.

INTERNACIONAL
Sinal dos tempos | 07:04
Tem polpa de maracujá, acerola congelada e cerveja Brahma nas prateleiras dos supermercados de Astana, a capital do Cazaquistão, mas o café é…alemão. Mais ou menos, para falar a verdade. O café é comprado no Brasil, processado na Alemanha e depois vendido, já em pó, nos supermercados daquele país.
POLÍTICA
Fogo amigo | 06:31
Uma análise da votação do aumento de 16% para os aposentados, ocorrida semana passada na Câmara dos Deputados, mostra que o PC do B votou em peso com a oposição. Dos seus doze deputados, onze endossaram o projeto do PFL. Só Aldo Rebelo, que não precisa votar porque é presidente da Câmara, ficou de fora. Oficialmente, o partido integra a base aliada. Imagina se os comunistas estivessem na oposição…
LIVROS
O progressivo ainda vende | 06:00

No seu primeiro dia na praça, quinta-feira passada, Dark side of the moon, o livro que conta os bastidores da gravação do disco homônimo do Pink Floyd vendeu 2.720 exemplares. É o dobro do que vendeu a História do Champanhe, um dos maiores sucessos do ano da mesma Jorge Zahar Editores que teve 1.374 exemplares vendidos em seu primeiro dia nas livrarias.

 

Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 27 de novembro de 2006
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.