Clique e assine a partir de 9,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Andrea Ramal debate ensino pela internet durante a pandemia

Evento online discute desafios dos professores frente às tecnologias e ao novo contexto educacional.

Por Manoel Schlindwein - Atualizado em 11 Jun 2020, 18h04 - Publicado em 11 Jun 2020, 13h32

Para discutir os desafios dos professores frente às tecnologias e ao novo contexto da educação imposto pelo isolamento social durante a pandemia, a GEN Educação organizou o congresso virtual “De Repente, Professor Online”. A abertura, marcada para a próxima terça-feira, contará com a presença da educadora Andrea Ramal. O evento é grátis e aberto ao público.

“Com a pandemia do novo coronavírus, os estudantes precisaram, da noite para o dia, passar do presencial para o ambiente on-line, sem qualquer preparação para isso. As instituições de ensino superior também não estavam preparadas para orientarem os estudantes, assim como os docentes. Assim de repente, os professores que lecionavam em salas de aulas presenciais passaram a dar aulas virtuais. E é fundamental lembrar que educação híbrida e o ensino domiciliar precisam de planejamento muito cuidadoso e preparação dos professores, materiais e recursos. Entretanto, não houve tempo hábil para isso”, argumenta Andrea.

ASSINE VEJA

Os riscos da escalada de tensão política para a democracia Leia nesta edição: como a crise fragiliza as instituições, os exemplos dos países que começam a sair do isolamento e a batalha judicial da família Weintraub
Clique e Assine

Doutora em Educação pela PUC-Rio, Andrea Ramal foi professora por 20 anos, é assessora de grandes empresas para a implementação de projetos de educação e integra o Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ. “O que a situação atual promoveu pode ser uma oportunidade para as instituições manterem o uso de recursos digitais nas suas aulas no futuro, mas de uma maneira planejada”, analisa.

Com palestras, mesas-redondas temáticas, oficinas e trocas de experiências, o primeiro congresso virtual do GEN contará com a participação de palestrantes de diversas áreas do conhecimento e acontecerá entre os dias 16 e 19 de junho.

Continua após a publicidade

 

Publicidade