Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Os salários milionários dos principais executivos de estatais

Petrobras e bancos são os que pagam melhor, mas não é nada mal ser presidente da Casa da Moeda ou da Telebras

Por Josette Goulart 20 jul 2021, 15h33

O Ministério da Economia divulgou nesta terça-feira, 20, a segunda edição do relatório com dados agregados das 46 estatais federais. Um dos dados mais curiosos é o valor dos salários dos principais executivos destas empresas. A Petrobras e os bancos são os que pagam os melhores salários, mas ser presidente da Casa da Moeda ou da Telebras também é um bom negócio.

Na Petrobras, o maior salário chega próximo aos 3 milhões de reais por ano. Depois vem os bancos com salários acima de 1 milhão de reais por ano: BB, BNDES, Caixa e BNB. Descendo na lista vem a Eletrobras, ainda com o presidente ganhando mais de 1 milhão de reais. Depois segue a Pré-Sal Petróleo, a Casa da Moeda, a Telebras e a Finep. Todos com salários superiores a 600 mil reais por ano, apesar de na lista os valores terem sido divulgados mensalmente e com estimativa de remuneração variável. Os cargos de presidente são ocupados em geral por indicação e não é preciso ser concursado.

Apesar dos salários que despertam os sonhos da maioria dos brasileiros, a verdade é que, no setor privado, os salários dos principais executivos de bancos ou petroleiras, por exemplo, são ainda muito mais milionários do que os das estatais. 

Publicidade