Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Mundo caminha para o segundo maior aumento de emissão de CO2 da história

Agência Internacional de Energia diz que recuperação desigual está anulando os ganhos com o crescimento da energia renovável

Por Josette Goulart 13 out 2021, 15h08

A Agência Internacional de Energia divulgou nesta quarta-feira, 13, um documento para auxiliar as discussões na COP26 e chegou a algumas conclusões alarmantes. Apesar dos avanços em energias renováveis, com crescimento acelerado de uso de eólicas e energia solar e recordes de vendas de carros elétricos, o ano de 2021 assistirá a uma grande recuperação no uso de carvão e petróleo. “Em grande parte, por esse motivo, o mundo também está vendo o segundo maior aumento anual nas emissões de CO2 da história”, diz o relatório. A causa deste movimento está na rápida, mas desigual recuperação econômica da recessão provocada pela Covid-19. Isso está colocando tensões em partes do sistema de energia de hoje, gerando fortes aumentos de preços nos mercados de gás natural, carvão e eletricidade. 

Publicidade