Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Meliuz desdobra papel e ações sobem. Mas o que é isso?

VEJA Mercado: a ação foi desdobrada em seis para aumentar liquidez, mas capital social da companhia não mudou

Por Diego Gimenes 10 set 2021, 18h50

Depois de um tombo de 11% no Bolsonaro Day, os papéis da Méliuz dispararam nos dias seguintes. Só nesta sexta-feira, subiram 8,4%. Os analistas explicam a valorização pelo desdobramento das ações da companhia, embora a operação não altere o capital social da empresa. Mas o que é isso? Em assembleia, os acionistas da Méliuz aprovaram desdobrar as ações da companhia em seis, ou seja, o valor unitário de cada ação ficou seis vezes menor, abrindo um leque maior de possibilidade de compras para os investidores menores. Por exemplo: se apenas uma ação custava 100 reais, ela se desdobra em seis e passa a custar 16,6 reais. “Isso puxou a a ação para cima porque pode gerar mais liquidez. Todo mundo vai comprar hoje, mas daqui a uns dias pode voltar ao normal”, diz Scott  Hodgson, gestor da Galapagos Capital. Os investidores que já tinham posição na empresa não terão prejuízo algum, uma vez que vão receber, em ações, o valor correspondente a esse desdobramento.

A Meliuz recém-chegou ao índice Ibovespa e passou a fazer parte da composição do índice na segunda-feira. A empresa de tecnologia apresenta valorização superior a 100% somente em 2021, apesar da desaceleração da bolsa como um todo nos últimos dois meses.

Publicidade